Continuidade de estudos: saiba como escolher sua modalidade

continuidade-de-estudos-saiba-como-escolher-sua-modalidade.jpeg

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e para garantir uma boa oportunidade é preciso investir constantemente em educação. O nível de escolaridade dos candidatos às vagas de emprego também está mais alto. Por isso, quanto maior a qualificação, mais chances você terá de conseguir aquele emprego dos sonhos.

Então, nada de cruzar os braços e achar que o Ensino Médio ou mesmo o Ensino Superior vão escancarar as portas para uma boa colocação profissional. Eles podem até destrancá-las, mas é você quem vai precisar dar aquele empurrãozinho para entrar, o que pode ser facilitado com a continuidade de estudos.

Se você sabe da importância de prosseguir no meio educacional e adquirir mais conhecimentos e diferenciais frente ao mercado, mas ainda tem dúvidas sobre quais modalidades de cursos investir, confira algumas dicas que podem ajudar você a tomar a melhor decisão. Vamos lá?

Curso técnico

Se você acabou de sair do Ensino Médio e quer logo ingressar no mercado de trabalho, uma boa opção é apostar em um curso técnico. Essa capacitação é voltada à profissionalização e vai lhe dar a bagagem de conhecimento teórico e prático necessária para atuar na área de interesse.

Além disso, essa opção de continuidade de estudos conta com a vantagem de ser mais rápida que uma graduação, por exemplo, com duração aproximada de 2 anos.

Graduação

Se você prefere uma continuidade de estudo um pouco mais densa, com maior quantidade de conhecimento teórico e prático, a melhor a alternativa é a graduação. Ela é um pouco mais demorada, pois leva, em média, 4 anos para você se formar.

É uma modalidade muito útil e valiosa, já que há empresas e concursos públicos que primam por essa formação no currículo na hora de validar a contratação dos candidatos. Além disso, ela é a porta de entrada para muitos programas de pós-graduação.

Especialização

Agora, se você já terminou a faculdade, a sugestão é investir em uma pós-graduação. Ela é importante para você enriquecer seu currículo e se atualizar em determinada área.

No entanto, na hora de fazer a sua escolha, é importante ficar de olho nas modalidades mais indicadas ao seu perfil de atuação — lato sensu ou stricto sensu:

• lato sensu: especializações e MBA’s. São mais indicadas para quem quer aperfeiçoamento profissional e obter habilidades específicas acerca da aplicação prática;
  • stricto sensu: mestrado e doutorado. Esses dois são mais voltados a quem deseja seguir a carreira acadêmica como professor universitário ou pesquisador.

As possibilidades de continuidade de estudos são muitas, não é mesmo? Portanto, não há desculpas para ficar parado! Todo investimento, seja ele de tempo, disposição ou dinheiro, vale a pena em nome do saber e da realização dos seus objetivos!

Lembre-se que o conhecimento é o segredo para todo sucesso profissional a curto, médio e longo prazo. A hora de estudar é sempre agora! Então, mãos à obra e boa sorte!

E aí, as nossas dicas foram úteis para você? Que tal continuar lendo sobre assuntos de educação e conhecer as diferenças entre graduação presencial e à distância?