Saiba porque o estágio é essencial para sua formação universitária

168708-saiba-porque-o-estagio-e-essencial-para-sua-formacao-universitaria

Por que fazer estágio? Esse é o tipo de pergunta que não sai da sua cabeça? Entenda que as vantagens em estagiar são muitas, pois é um período em que conseguimos ter uma noção de como são, realmente, as funções da profissão escolhida. A experiência adquirida também é muito importante para quem vai começar uma carreira.

Tanto o estágio obrigatório quanto o extracurricular fazem parte da formação universitária que precisa ser percorrida, porque é a oportunidade de vivenciar na prática o que é aprendido em sala de aula. Além disso, você compartilha o dia a dia com colegas que já estão há mais tempo no mercado.

Mostraremos, a seguir, por que fazer estágio é essencial para a formação universitária. Acompanhe o post!

Desenvolve a maturidade profissional e pessoal

O estágio pode ser um período de grande aprendizado. Quando a experiência é original, não é possível passar por ela sem se transformar. É o momento em que o aluno confirma a escolha profissional, entende a importância das relações de trabalho, da ética e dos preciosos momentos de superação.

E não pense que a maturidade desenvolvida fica apenas no campo profissional, pois também há muito crescimento pessoal. Por meio dele, é possível desenvolver a independência, conhecer o valor da empatia e, também, adquirir habilidades para lidar com momentos de pressão e responsabilidade.

Possibilita a participação em projetos

Muitas instituições e empresas apostam no talento dos estagiários, que estão sob supervisão e orientação para participar em certos projetos. Nessa etapa, o aprendizado é constante e, ainda, há oportunidade de mostrar seu potencial. Pode até mesmo conquistar uma efetivação, já pensou?

Cria uma rede de contatos

É possível criar um networking — uma rede de contatos — durante o período que está estagiando. A circunstância pode ser boa para estabelecer parcerias e conhecer profissionais da área, que poderão auxiliar no exercício da atividade. O círculo de convivência também é ampliado.

Manter um networking com bons relacionamentos profissionais faz com que você seja conhecido e reconhecido na área em que atua. Muitas portas podem se abrir por meio da criação dessa rede.

Facilita a entrada no mercado de trabalho

Quem está começando, muitas vezes, tem dificuldade em conseguir uma vaga, pois o mercado exige vivência profissional. Como já falamos, o estágio obrigatório ou extracurricular proporciona experiência, melhorando também o currículo. Mais uma vantagem para investir nessa preparação.

Dentro de uma boa empresa, o estagiário aprende todos os dias. São muitas situações vividas e desafios a vencer que contribuem para o desenvolvimento profissional, você se torna mais preparado para atuar na área. Portanto, estagiar facilita o ingresso em um mercado cada vez mais concorrido.

Por que fazer estágio? Depois deste post, esta pergunta já pode sair da sua cabeça e dar espaço para os projetos futuros. Busque informações sobre os processos seletivos das empresas em que pretende estagiar e não deixe as oportunidades passarem. Concretize seus objetivos com determinação.

Gostou de saber por que fazer estágio é importante? Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as informações sobre carreira e empregabilidade. Vale a pena seguir conosco!