Entenda já o que são cursos livres!

170224-entenda-ja-o-que-sao-cursos-livres

Cada vez mais buscados, os cursos livres são a alternativa ideal para quem tem sede de conhecimento, mas não pretende fazer um curso de longa duração. Se você ainda não sabe exatamente o que são cursos livres e qual é a diferença entre essa modalidade e os outros tipos de cursos, você está no lugar certo.

O post de hoje vai esclarecer esse conceito e ajudar você a decidir se esse é o melhor tipo de curso para a sua situação. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra mais!

O que são cursos livres?

De acordo com o Artigo 42, da Lei nº 9.394/1996, os cursos livres, por vezes chamados de cursos profissionalizantes, são cursos que não exigem escolaridade mínima, abertos à comunidade e somente condicionados à matrícula e ao aproveitamento do aluno.

Podendo ser presenciais ou à distância, eles são focados em aprendizagens pontuais, com a finalidade de desenvolver, dentro de determinada área de atuação, capacidades e/ou habilidades específicas, trazendo ganhos de conhecimento imediatos ao estudante.

Essa modalidade de curso não permite a emissão de diploma, somente certificado. Apesar de partir de um projeto sólido com ministrantes especialistas, ela não é reconhecida pelo MEC.

Mas isso não significa que o certificado não tenha validade no mercado de trabalho ou que configure demérito em comparação a outros tipos de curso, como os técnicos e de graduação.

Esse fato somente significa que a carga horária e a estrutura curricular não estão sob a tutela do Ministério da Educação, como acontece com os cursos superiores e outros de longa duração.

Os cursos livres são indicados para quem?

Uma vez que sabe o que são cursos livres, é interessante refletir para quem essa modalidade de curso é mais indicada. Para chegar a tal conclusão, é importante ter em mente as características do curso livre e analisar se elas estão de acordo com as necessidades apresentadas pelo estudante. Confira:

Duração

A duração de cada curso livre varia de acordo com o conteúdo proposto, o grau de complexidade e a determinação da instituição de ensino, isto é, não há um padrão pré-definido.

Sendo assim, é possível que você encontre cursos livres com carga horária de poucas horas ou mesmo de alguns meses.

Essa flexibilidade permite que uma pessoa se planeje e possa fazer mais de um curso livre simultaneamente, ou diversos cursos livres durante o período em que faria um único curso técnico, por exemplo. Claro, dependendo da disponibilidade financeira e de tempo que o aluno apresentar.

Objetividade

Ao passo que os cursos técnicos e de graduação contam com uma grade curricular formada por diversos conteúdos, abrangendo focos diferentes relacionados a uma única formação, os cursos livres são diretos e objetivos.

Por exemplo, se você trabalha como auxiliar administrativo e quer aprender como gerenciar seu tempo, a fim de aumentar a produtividade, é possível se matricular em um curso livre unicamente com esse enfoque.

Além disso, se você trabalha como gerente de loja e quer otimizar a sua capacidade de manter um bom clima organizacional com a equipe, também encontrará um curso que abranja esse assunto no mercado.

Esse ganho imediato de conhecimento é, de fato, uma vantagem interessante em relação aos cursos de longa duração.

Valores

Por serem mais curtos e objetivos, consequentemente, os cursos livres apresentam valores menores, adequados às características de cada curso.

Isso permite que os estudantes gerenciem a vida financeira com mais tranquilidade e colham os frutos dos conhecimentos recém-adquiridos mais rapidamente.

Percebeu que optar por cursos livres é uma forma interessante de evoluir na carreira e se manter sempre atualizado? Agora que você sabe o que são cursos livres, aproveite e conheça os cursos com melhores oportunidades para primeiro emprego!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *