Escolha de profissão: conheça 5 livros que vão te ajudar

escolha-de-profissao-conheca-5-livros-que-vao-te-ajudar.jpeg

Você está se preparando para prestar o vestibular e ainda não sabe qual curso superior escolher? Calma! Sua vida profissional está apenas começando. É normal se sentir perdido, sem saber qual rumo seguir, já que as opções são muitas. Encontrar a profissão ideal não é fácil!

Pensando nisso, selecionamos 5 livros que vão te ajudar a fazer a escolha de profissão. Acompanhe!

1. Temperamento e Carreira – Desvendando o enigma do sucesso, de Maria Calegari e Orlando Gemignani

Autoconhecimento é o primeiro passo na busca da carreira ideal, pois a sua personalidade pode influenciar na sua realização em determinada profissão. Você é introvertido ou extrovertido? Gosta de regras ou prefere improvisar? É mais realista ou idealista?

Pode ser difícil encarar-se e encontrar respostas, mas tente fazer esse exercício de olhar para si mesmo e refletir sobre seu jeito de ser. Para ajudá-lo nessa tarefa, você pode contar com o livro Temperamento e Carreira – Desvendando o enigma do sucesso, de Maria Calegari e Orlando Gemignani.

Baseado nas pesquisas de Aristóteles, Platão e Jung sobre personalidade, o livro fala sobre os diferentes perfis psicológicos. Sabendo em qual deles você se encaixa melhor, fica mais fácil descobrir a profissão ideal.

2. Descubra seus pontos fortes, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton

O talento é a aptidão natural ou inata para uma certa atividade. Todos nós temos talentos voltados para alguma área específica. É claro que, mesmo tendo dificuldade para realizar determinada atividade, você pode aprendê-la por meio de treino e prática. Mas já ter o talento para essa atividade vai facilitar muito o seu bom desempenho nela.

O livro Descubra seus pontos fortes, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, pode ajudá-lo a descobrir quais são os seus talentos. A obra inclui, até mesmo, um teste para a identificação dos seus pontos fortes.

3. Superdicas para o jovem escolher bem sua profissão, de Ruy Leal

Ruy Leal, que há mais de 30 anos atua no trabalho de capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho, escreveu Superdicas para o jovem escolher bem sua profissão.

O livro apresenta 60 dicas, pautadas em sua experiência no direcionamento de jovens, que podem ajudá-lo a fazer a escolha de profissão e a se preparar para uma carreira bem-sucedida.

4. Profissão: Jovem, de Marcia Kupstas

O livro Profissão: Jovem, de Marcia Kupstas, mistura ficção e realidade, apresentando oito histórias com personagens envolvidos em seus primeiros empregos e também entrevistas reais com jovens que estão enfrentando pela primeira vez o mercado de trabalho.

Abordando o primeiro emprego, carreira e mercado de trabalho, o livro é uma interessante opção para refletir sobre futuro profissional.

5. Escolha Certa – As profissões do século 21, de Luiz Gonzaga Bertelli

Muitas vezes, a ideia que você tem sobre determinada profissão não corresponde à realidade. Antes de escolher alguma profissão, é preciso saber exatamente o que o profissional faz. Como é o seu dia a dia? Quais cargos ele pode ocupar? Como é o mercado de trabalho?

Para responder a essas dúvidas, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), lançou o livro Escolha Certa – As profissões do século 21, escrito pelo presidente da instituição, Luiz Gonzaga Bertelli. Esse livro é um verdadeiro guia com análises e esclarecimentos sobre as profissões mais promissoras.

Como você pôde conferir, os livros podem ser um ótimo aliado para fazer uma boa escolha de profissão. Confira esses títulos e acerte na sua escolha!

Gostou das nossas dicas? Quer mais informações sobre escolha da carreira ideal? Siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn!​