Orientação vocacional: como ela ajuda a escolher um curso?

orientacao-vocacional-como-ela-ajuda-a-escolher-um-curso.jpeg

Com o fim do ensino médio, chega um momento muito importante na vida dos jovens: a escolha de uma profissão. Embora pareça uma tarefa árdua, optar por uma carreira pode ser muito mais simples quando há uma orientação vocacional.

A partir de perguntas específicas, que têm o intuito de detectar o perfil psicológico dos candidatos, os testes vocacionais permitem rastrear os talentos e as aptidões dos alunos. Com esses recursos, o orientador é capaz de direcionar pessoas para carreiras compatíveis com seus interesses.

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não é a orientação vocacional a responsável por definir uma profissão para jovens indecisos. Tal modelo de estudo comportamental atua apenas como um facilitador.

Neste artigo, separamos 3 benefícios da orientação vocacional. Confira!

1. Autoconhecimento

No processo de escolher qual carreira seguir, o autoconhecimento é um elemento muito importante e capaz de ajudar na tomada de decisão dos jovens. Um dos pilares da orientação vocacional é diagnosticar as aptidões e os interesses dos candidatos.

Para alcançar um bom resultado, o especialista dispõe de diversas ferramentas que ajudarão os alunos a se conhecerem e a entenderem, com clareza, seus gostos e potenciais. Ainda que nenhuma dessas características seja definitiva, os testes vocacionais ajudam os jovens a entrar em contato com sua essência.

Portanto, a orientação vocacional funciona como o primeiro passo da autodescoberta de futuros profissionais. Com as detecções feitas por esse tipo de ferramenta, será mais fácil perceber se aquele aluno tem mais afinidade com a área de humanas ou biológicas, por exemplo.

2. Amparo de um especialista na escolha de uma profissão

Após compreender quais são seus gostos e suas potencialidades individuais, o jovem será capaz de eliminar carreiras que não condizem com o seu perfil. Pouco a pouco, o orientando terá uma melhor percepção das profissões com as quais mais se identifica.

Como estamos falando de pessoas com pouca (ou quase nenhuma) experiência de vida, o olhar de um especialista terá grande impacto para direcionar de forma mais efetiva essas escolhas. Nessa etapa do processo, a figura do orientador vocacional será determinante para que os jovens tomem decisões mais conscientes.

Vale reforçar que é importante que esse profissional transmita confiança e conhecimento para o aluno, além de passar detalhes e esclarecer dúvidas importantes sobre as carreiras mais adequadas para cada perfil.

3. Conhecimento sobre a carreira pretendida

Qual a melhor universidade para ingressar? Como é o mercado de trabalho e a oferta de empregos? Qual o piso salarial? Esse segmento possui um bom plano de carreira para os profissionais? Quais as principais empresas da área? Essas são algumas respostas que devem ser respondidas pelo orientador vocacional.

Além de apresentar as carreiras que mais se enquadram no perfil do aluno, cabe ao orientador mostrar ao candidato as informações mais relevantes sobre a profissão selecionada. Mesmo que, em muitos casos, não seja algo definitivo, a escolha de uma carreira impacta um longo período da vida das pessoas.

É fundamental que os jovens tenham acesso a um grande número de informações, para que fundamentem suas decisões. De modo geral, essa modalidade de orientação os auxilia na busca por uma carreira de acordo com suas potencialidades e, consequentemente, com mais chances de sucesso no futuro.

Ainda que seja uma facilitadora (e não a responsável pela tomada de decisão), a orientação vocacional contribui para o autoconhecimento e a escolha de uma carreira ou, até mesmo, da melhor universidade para cada candidato. Com ela, é possível aumentar significativamente as chances de sucesso e realização profissional.

E você, gostou de nossas dicas? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube) para saber tudo sobre o mercado de trabalho!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *