Como conciliar gravidez e os estudos durante a faculdade? Confira aqui!

como-conciliar-gravidez-e-os-estudos-durante-a-faculdade-confira-aqui.jpeg

Sabia que conciliar uma gravidez com os seus estudos não precisa ser um desafio tão grande quanto parece? Com atenção e organização, é possível levar tanto a gestação quanto os estudos de uma forma tranquila e sem muitos problemas!

O problema é que, com tantas mudanças corporais e matérias para estudar, muitas mamães podem se sentir confusas na hora de organizar o tempo e a nova rotina.

Quer algumas ideias? Confira a seguir, algumas dicas fundamentais para conseguir lidar com a gravidez durante a faculdade sem nenhum estresse!

Planeje e organize a sua rotina

Com organização, fica bem mais fácil conciliar os afazeres da faculdade com os cuidados da gravidez. Pode ser uma boa ideia fazer algumas mudanças na sua rotina, separar horários para estudar, se planejar para fazer os trabalhos com antecedência, e por aí vai.

Fazer cronogramas, listas de tarefas e manter uma agenda, por exemplo, podem ser ótimas opções. Anote tanto as coisas referentes aos estudos quanto à gravidez, ao bebê e à qualquer outra responsabilidade. Isso lhe permite ter uma visualização melhor daquilo que precisa fazer e, assim, é bem mais fácil se organizar!

Lembre-se que também existem atividades extracurriculares na faculdade, como palestras e grupos de estudos. É bacana se programar para participar disso, dentro do que for possível.

Por fim, não se esqueça de conciliar os cuidados com você mesma e com o bebê! Faça o pré-natal regularmente, descanse e cuide da alimentação.

Faça intervalos

A gravidez durante a faculdade pode ser muito cansativa. Por isso, muitas pessoas criam o hábito de achar momentos em que possam fazer intervalos, durante o trabalho e/ou os estudos, para descansar.

Procure fazer pausas quando estiver estudando, em casa ou em outro local, e tire um tempo para repousar. Os próprios intervalos entre as aulas da faculdade também são muito úteis para relaxar ou até mesmo tirar um cochilo.

O repouso faz parte do autocuidado, e é importante para a sua saúde e a do bebê!

Peça apoio da família e dos amigos

Contar com o apoio de outras pessoas também pode ser uma boa ideia. Peça a ajuda à sua família e seus amigos para fazer tarefas, cumprir responsabilidades e cuidar da gravidez ou do bebê. Eles podem, por exemplo, acompanhá-la nas consultas médicas ou tomar conta da criança enquanto você estuda.

Conte com colegas e a coordenação do seu curso

Peça aos seus colegas para te passarem as matérias (caso você precise faltar à aula) e para te ajudarem a estudar. Além disso, não deixe de conversar com os professores e a coordenação do curso, explicando sua situação. Vocês podem negociar e encontrar estratégias para conciliar tudo com calma.

Também é uma boa opção procurar um orientador pedagógico. Este é outro profissional que pode te ajudar, tirando suas dúvidas e lhe auxiliando a encontrar as melhores alternativas para se organizar com a faculdade.

Conheça seus direitos

A partir do oitavo mês de gravidez, você terá direito a quatro meses de licença-maternidade. Durante este período, deve ser permitido que você faça os trabalhos e provas em casa, entregando os afazeres pela internet, por exemplo.

Os professores também podem entregar tais atividades a qualquer familiar que vá buscá-las para você. Fique atenta e cobre esse direito!

Dependendo da sua área, também é possível cursar algumas (ou mesmo todas) as disciplinas online. Essa é uma boa alternativa caso esteja difícil frequentar as aulas.  Para saber mais, procure a secretaria, a coordenação do curso ou até o currículo no site da sua faculdade. Vale a pena se informar!

Viu só? É super possível levar bem a gravidez durante a faculdade! Não deixe de assinar nossa newsletter para mais informações!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *