Confira 5 cursos superiores em alta para os próximos anos

confira-5-cursos-superiores-em-alta-para-os-proximos-anos.jpeg

A formatura no Ensino Médio marca o início da vida profissional para a grande maioria dos jovens. No entanto, o caminho mais adequado e seguro para ter sucesso nessa jornada passa por um curso de graduação, que possivelmente esteja entre os cursos superiores em alta para os próximos anos.

Mas fazer essa escolha não é tão simples, já que existem vários pontos a considerar. No tempo dos nossos pais, a mensalidade foi um empecilho para muitos estudantes, mas, atualmente, os jovens de baixa renda estão bem amparados pelos financiamentos estudantis.

Hoje, há novas preocupações para tomar a decisão certa: o ideal é que o curso escolhido traga satisfação pessoal e financeira e que a instituição tenha um ótimo conceito no MEC.

O mercado de trabalho também deve ser analisado com cautela, pois muitas profissões que fizeram sucesso antigamente já estão saturadas de profissionais ou tendem a não ser mais tão requisitadas. Portanto, prestar atenção no tempo de duração do curso e às notícias do mercado também é muito importante para acertar desde o início da caminhada profissional.

Você deve estar se perguntando: como fazer a escolha certa diante de tantos fatores e cursos oferecidos pelas instituições,  certo? Então, acompanhe o nosso post sobre os 5 cursos superiores em alta no mercado nos próximos anos, tire suas dúvidas e prepare-se para uma vida profissional de sucesso!

Boa leitura!

1. Pedagogia

Ouvimos frequentemente que professores são mal remunerados, certo? Porém, o leque de oportunidades para o Pedagogo é extenso desde a graduação, o que possibilita que você trabalhe em áreas que pagam um pouco melhor.

Entre as muitas oportunidades, podemos citar algumas: quem se forma em Pedagogia pode dar aula na Educação Infantil pública ou privada, especializar-se para trabalhar com coordenação pedagógica, dirigir uma escola ou, ainda, seguir carreira acadêmica e lecionar para o Ensino Superior.

Vale destacar, ainda, que existem áreas de atuação fora das escolas — como a de pedagogia empresarial e a atuação em ONGs. Muitas instituições de educação infantil contratam alunos do primeiro ano para fazer estágio remunerado na função de professor auxiliar, durante 6 horas diárias.

Ou seja, além de adquirir experiência prática desde o início da faculdade — que tem duração de 6 semestres — e de receber por isso, ainda sobra tempo para que o graduando estude o conteúdo visto em sala de aula e realize outras atividades.

2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Você certamente já percebeu que o mundo está cada vez mais tecnológico e que dificilmente vamos deixar de usar computadores e smartphones, concorda? Atualmente, a grande maioria das empresas faz uso de sistemas — alguns mais simples, outros mais complexos. Estes são criados e mantidos por profissionais formados na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O analista de sistemas dificilmente ficará desempregado. Afinal, a tendência é que o mundo se torne cada vez mais automatizado. Assim, esse profissional tem grandes chances de ter uma carreira em constante crescimento caso atualize seus conhecimentos periodicamente.

O tempo necessário para completar a graduação é relativamente curto comparado a outros: o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem duração de 4 semestres.

3. Logística

O mercado está em constante crescimento na área industrial e de comércio eletrônico. A função do tecnólogo em Logística é aperfeiçoar os processos de transporte, de armazenamento, de compras, de distribuição e de entrega de produtos no geral — como mercadorias adquiridas via internet ou alimentos perecíveis.

Após 4 semestres de curso, o profissional formado em Logística pode atuar em portos, transportadoras, supermercados ou em empresas especializadas no segmento. A profissão está em alta pois permite que as empresas cortem custos sem afetar a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

4. Marketing

Já mencionamos neste post algumas informações sobre desenvolvimento de sistemas para internet e sobre entrega de mercadorias adquiridas via internet. Portanto, pode-se concluir que o mercado digital está em constante expansão, necessitando de profissionais capacitados para realizar os serviços ofertados pela rede. Isso inclui o tecnólogo em Marketing.

Pesquisas afirmam que o mercado de compras pela internet deve dobrar até 2021. A tendência é que cada vez mais negócios ofereçam seus serviços também pela internet e, com isso, as empresas precisarão de profissionais capacitados para garantir um bom posicionamento no comércio eletrônico.

No entanto, a área não se restringe apenas a vendas online. O consumidor brasileiro tem se mostrado um fiel adepto das redes sociais e as empresas estão cada vez mais preocupadas com a reputação do seu nome na rede. Para isso, contratam profissionais para traçar estratégias, monitorar o comportamento e as demandas do cliente e criar uma comunicação próxima e efetiva.

Assim como os apresentados anteriormente, esse é um ramo que possui uma alta oferta de oportunidades de estágio e de primeiro emprego. O curso tem duração de 4 semestres.

5. Ciências Contábeis

Em geral, os cursos superiores em alta costumam englobar carreiras modernas e atuais, deixando um pouco de lado as graduações mais tradicionais. Isso não significa, contudo, que as profissões mais antigas estejam fadadas ao fracasso ou que simplesmente não valem mais a pena.

Prova disso é o mercado de contabilidade. O curso de Ciências Contábeis, com duração de 8 semestres, é conhecido por sua alta empregabilidade e estabilidade. Ele possui diversas áreas de atuação, como perícia, auditoria, tributária, análise e gestão de empresas.

Além disso, vale lembrar que até mesmo as profissões mais tradicionais e estáveis abraçam novas tendências com a mudança de mercado — no caso do contador não é diferente. Entre as novas perspectivas, podemos destacar a contabilidade internacional, a investigação de fraudes contábeis e a atuação do profissional como professor.

Vale destacar, ainda, a obrigatoriedade dos livros contábeis escriturados para todas as empresas — estes podem ser feitos apenas por contabilistas registrados no Conselho Regional de Contabilidade. Portanto, as oportunidades de emprego não se encontram somente dentro de uma empresa, mas também em escritórios que terceirizam esse serviço e na atuação como profissional autônomo.

Agora que você já sabe quais são os cursos superiores em alta para os próximos anos, acompanhe nossas publicações e fique por dentro de todas as oportunidades e novidades do mundo acadêmico. Até a próxima!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *