4 dicas para quem quer seguir a carreira acadêmica

4-dicas-para-quem-quer-seguir-a-carreira-academica.jpeg

Tomar uma decisão que vai afetar todo o resto das nossas vidas é sempre um momento complicado. Assim, escolher qual curso superior fazer e em qual faculdade, além de descobrir como conciliar trabalho e estudos, são questões que trazem bastante ansiedade e preocupação.

Se você gosta de estudar e tem interesse em se dedicar a pesquisas específicas em determinadas áreas, ou se consegue imaginar-se dando aulas no ensino superior, seguir a carreira acadêmica pode ser uma excelente opção para você.

Quer saber como construir uma carreira acadêmica? Então, continue a leitura e fique de olho nas nossas dicas!

1. Pense bem na área que deseja estudar

Para a carreira acadêmica, é fundamental ter gosto pelos estudos. Portanto, para não perder a motivação, é preciso escolher uma área com a qual você tenha muita afinidade, já que você vai pesquisá-la, escrever artigos sobre ela e ensiná-la.

Além disso, é necessário manter-se sempre atualizado sobre o que está acontecendo dentro da área. Não é à toa que professores universitários têm prestígio na sociedade, afinal, tornar-se especialista em qualquer campo exige dedicação intensa.

Então, reflita bastante sobre quais são seus objetivos e desejos para o futuro, sobre como você deseja contribuir para o campo acadêmico e quais são suas motivações. Lembre-se que a área escolhida é aquela com a qual você vai lidar pelo resto da sua vida!

2. Reflita sobre para sua própria dedicação

Além de ter interesse pela área que escolher, você precisa estar preparado para se dedicar ao assunto. Pesquisas de iniciação científica, participação em congressos, oportunidades de oferecer monitorias das matérias em que você se sai melhor — tudo isso faz parte da trajetória para se tornar um acadêmico.

Pergunte-se, então, quanto tempo pretende você dedicar à faculdade por semana. Você tem disciplina o suficiente para não se perder em meio aos estudos e tarefas do curso? Se você sente-se seguro quanto à sua própria dedicação, então, pode continuar preparando-se para a carreira acadêmica.

3. Considere as vantagens e desvantagens da carreira

Como já dito, o professor universitário goza de certo prestígio e pode receber bons salários, principalmente devido às gratificações por titulação, como mestre e doutor.

Porém, é preciso saber que o trabalho não é feito apenas em sala de aula, pois inclui horas de estudo em casa, preparação de disciplinas, orientação, reuniões de departamento, participação em bancas de avaliação, entre outros acontecimentos. Ou seja, as atividades com frequência passam — e muito! — das 40 horas semanais.

4. Pesquise diferentes instituições

Você decidiu seguir a carreira acadêmica e pretende se dedicar para alcançar esse objetivo. O que você precisa fazer, agora, é pesquisar instituições que ofereçam os cursos pelos quais você se interessa.

Dê uma olhada nas grades curriculares e procure informações sobre o corpo docente, verificando principalmente se ele é composto, em sua maioria, por doutores. Certifique-se de que a universidade tenha boa reputação e cursos bem avaliados pelo MEC.

Além disso, fatores como proximidade de sua moradia ou facilidade de acesso ao prédio da faculdade podem fazer muita diferença, afetando diretamente na qualidade da sua experiência durante a graduação, o mestrado e o doutorado.

E então, pretende seguir a carreira acadêmica? Quer mais dicas para ajudar a planejar seu futuro na graduação? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre ensino superior e mercado de trabalho!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *