Separamos 4 motivos para você aceitar um estágio não remunerado

separamos-4-motivos-para-voce-aceitar-um-estagio-nao-remunerado.jpeg

Na maioria dos casos, o estágio é a primeira experiência profissional na área em que o estudante está cursando. Nesse primeiro contato, o estudante começa a sentir como é a rotina da profissão e como será seu dia a dia depois de formado.

E é aí que vem a dúvida: vale a pena aceitar um estágio não remunerado apenas pela experiência? Separamos 4 motivos para te mostrar que sim. Continue a leitura e confira!

1. Proporciona experiência profissional

Como já é sabido, o estágio é uma ótima oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Com essa experiência, você sairá da faculdade muito mais preparado para encarar os desafios do mercado de trabalho, uma vez que já teve contato com a realidade da profissão que escolheu.

Por isso, nem sempre o estágio deve ser visto apenas como uma fonte de remuneração, mas sim como uma maneira de complementar o conhecimento adquirido na faculdade, fazendo com que você se torne mais competitivo para as oportunidades de trabalho.

Mesmo assim, fique atento! Mesmo quando não remunerado, a Lei do Estágio estabelece regulamentações que devem ser seguidas pela empresa ofertante da vaga. Existem normas quanto à carga horária, direito a férias e redução da carga horária em período de provas, por exemplo.

2. Ajuda a estabelecer a sua rede de contatos

O estágio é uma ótima oportunidade de se aproximar de profissionais experientes na área, que têm muitos contatos que podem ser importantes para suas próximas experiências profissionais. Dessa forma, você poderá tirar dúvidas e aprofundar seu conhecimento sobre a profissão.

Além disso, um bom relacionamento com as pessoas com as quais terá contato na experiência de estágio aumenta muito as chances de ser indicado quando aparecerem outras oportunidades. Ou seja, o estágio não remunerado é uma ótima oportunidade de fazer um bom networking.

3. Oferece vantagens em processos seletivos

Um dos itens de mais importância em processos seletivos é a experiência que o candidato tem. Ter realizado um estágio não remunerado demonstra a disposição do estudante em aprender, mesmo sem retornos financeiros, indicando proatividade de sua parte, o que é muito valorizado atualmente.

Além disso, os recrutadores geralmente preferem candidatos com algum tipo de experiência profissional, e o estágio é uma ótima forma de o candidato mostrar que tem conhecimento da área para a qual está se candidatando.

4. Aumenta as chances de efetivação

Como é esperado por todo candidato, o estágio não remunerado é, com certeza, uma oportunidade de mostrar a qualidade de seu trabalho e de ser efetivado, caso surjam oportunidades na empresa.

Além disso, as chances de efetivação são ainda maiores quando se trata de um estágio não remunerado, pois geralmente programas de aprendizado como esses têm menor duração.

Portanto, essa é uma ótima oportunidade de colocar em prática o que está aprendendo durante seu curso e testar as diversas opções de atuação que o curso/profissão que escolheu te permitem.

Agora que você conferiu as dicas do post, entre em contato com o Portal Contratanet da Cruzeiro do Sul e descubra todas as oportunidades que estão esperando por você!