Descubra por que fazer trabalho voluntário vale a pena

descubra-por-que-fazer-trabalho-voluntario-vale-a-pena.jpeg

Quando o assunto é trabalho voluntário, é comum escutar frases como “trabalhar de graça? Tô fora!”, ou então “não tenho tempo, tenho muita coisa pra fazer”. Normalmente, as pessoas que falam isso nem ao menos tentaram ser voluntários ou entender melhor como esse tipo de serviço pode ser vantajoso.

Além de proporcionar crescimento pessoal, ele abre portas para oportunidades de emprego e ajuda a construir uma sociedade melhor. No texto de hoje falaremos como e por que isso é possível, confira!

Descubra e desenvolva habilidades

Quando ainda não temos muita experiência no mercado de trabalho — e, diga-se de passagem, na vida — é normal que não conheçamos todas as habilidades que temos. Afinal, como sabe se gosta ou se é bom em algo se nunca tentou fazer antes?

Por meio do trabalho voluntário você descobrirá quais são suas habilidades, além de desenvolver as que já têm, afinal, colocar a mão na massa é o melhor jeito de se capacitar.

Aprenda a se relacionar melhor com as pessoas

Quando se é voluntário, existe a oportunidade de conhecer várias pessoas diferentes, que vivem realidades distintas da sua. Isso faz com que você aprimore a forma como se comunica. Uma aptidão que, com certeza, sempre será bem utilizada.

Expanda sua visão de mundo

Por vezes, nós achamos que conhecemos o que há a nossa volta, mas passamos tanto tempo indo aos mesmos lugares, conversando com as pessoas que já conhecemos e que estão no mesmo círculo social, que a nossa visão fica limitada.

O trabalho voluntário faz com que você conheça pessoas que talvez jamais conhecesse se não estivesse lá. Não apenas quem será ajudado, como também outros voluntários que podem se tornar seus amigos.

Conheça mais a si mesmo

Você sabe realmente quem é e do que gosta? Quais são seus medos? Seus desejos? O que tem vontade de fazer? Existe uma causa pela qual está disposto a lutar? Essas são algumas perguntas que podem ser analisadas e desenvolvidas durante o voluntariado.

O autoconhecimento é muito importante para jovens que desejam construir um futuro próspero e feliz. Ser voluntário faz com que você se questione sobre coisas que podem te ajudar muito nessa tarefa.

Destaque o seu currículo dos demais

Com toda a concorrência que existe no mercado de trabalho, ter um currículo que se destaque dos demais é uma grande vantagem. As empresas valorizam muito experiências de voluntariado, portanto, além de conseguir ajudar outras pessoas e a si mesmo, você ainda sai ganhando no campo profissional.

Encontre inúmeras opções de trabalho voluntário

O melhor de tudo é que hoje em dia, por conta da internet, é muito mais fácil encontrar um trabalho voluntário com horário flexível, para que você consiga conciliar com suas outras tarefas diárias. Existem diversos lugares que aceitam esse tipo de trabalho e você pode encontrar uma causa que te dê prazer em defender.

Lembre-se de que ser voluntário é também uma responsabilidade e que, ao se comprometer em fazer isso, é preciso realmente arregaçar as mangas e dar o melhor de si.

Até porque, exercer a cidadania por meio do trabalho voluntário é um papel importante para transformar o meio em que vivemos e muitas pessoas em situação de vulnerabilidade precisam dessa ajuda.

Viu como ser voluntário vale a pena? Agora compartilhe esse texto em suas redes sociais e faça com que seus amigos também saibam disso!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *