Aprenda como fazer um cronograma de estudos para o vestibular

aprenda-como-fazer-um-cronograma-de-estudos-para-o-vestibular.jpeg

Para quem acabou de terminar o ensino médio e já está animado em ingressar na faculdade, montar um cronograma de estudos para o vestibular deve ser uma prioridade. Afinal, essa ainda é a principal forma de seleção adotada pelas universidades. E para se dar bem, é preciso manter o foco e a organização.

Montar um cronograma significa basicamente separar as matérias que você deve estudar. Obviamente, é preciso priorizar algumas disciplinas, reforçar as revisões e também escolher um lugar apropriado. E isso também vale para quem pretende conciliar trabalho e estudos.

Quer saber mais? Acompanhe o texto e conheça 3 dicas para montar um cronograma de estudos matador para o vestibular. Confira!

1. Divida as disciplinas

O vestibular é uma prova que exige diversos conhecimentos. E para não deixar passar nada em branco, o segredo é dividir as matérias.

Separe mais tempo para aquelas disciplinas que você tem mais dificuldade. Assim, você poderá dedicar mais atenção tanto à teoria, quanto à realização de exercícios.

Também não deixe o mais difícil por último: essas matérias devem estar sempre no início da rotina de estudos. O seu cérebro estará menos cansado e por isso mais propenso a fixar o conteúdo.

Mas não vale esquecer das outras: é importante não ignorar as disciplinas em que você tem mais facilidade. Aproveite a sua habilidade para garantir uma pontuação ainda melhor. Toda matéria é importante e vale muito para a nota final no vestibular.

2. Não esqueça de revisar

Muitas vezes o estudante avança nos estudos, mas esquece de revisar a matéria. A revisão é fundamental e não pode faltar no seu cronograma. O nosso processo de aprendizado acontece principalmente pela repetição, então nem pense em descartar essa etapa.

Faça resumos das disciplinas e leia-os com regularidade. É importante que a revisão seja feita logo após estudar a matéria, para garantir que você entendeu mesmo o assunto. Depois de alguns dias, é interessante retornar ao tema para manter vivo aquele conhecimento na sua memória.

3. Prepare um ambiente adequado

A concentração é essencial para que a sua preparação para o vestibular seja um sucesso. Um ambiente de estudos deve ser o mais tranquilo e adequado possível.

Evite estudar em um local com muitas distrações. Vai ser mais difícil se concentrar na sala, com a TV ligada e a família reunida. Procure um lugar mais silencioso – e não esqueça de deixar o celular de lado!

Mantenha também uma boa postura durante os estudos – uma cadeira confortável e uma mesa adequada à sua altura ajudam bastante. Dores nas costas e no pescoço podem prejudicar muito o seu rendimento.

Para manter essa organização, o ideal é fazer uma tabela dividindo a semana de acordo com a sua rotina. Leve em conta as suas outras atividades, e não esqueça de separar um tempo para descansar. Além do estudo, você vai precisar de boas noites de sono para assimilar o conteúdo.

Essas foram algumas dicas para você montar um cronograma de estudos e garantir a sua vaga. Mas você já decidiu qual será a sua universidade? Então confira o nosso post sobre tudo que você precisa saber para escolher uma boa instituição de ensino!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *