Graduação presencial X a distância: entenda as diferenças

graduacao-presencial-x-a-distancia-entenda-as-diferencas.jpeg

Essencial na busca por uma carreira de sucesso, o curso superior tornou-se uma possibilidade real para milhões de brasileiros. São inúmeras as vantagens de um diploma, seja da graduação presencial ou da modalidade de ensino a distância (EAD).

Uma das dúvidas mais frequentes de quem está prestes a ingressar na vida universitária é como dividir o tempo entre estudos, trabalho, família e diversão. Por isso, é importante optar pela modalidade de ensino mais adequada às suas necessidades. Para auxiliar na escolha, separamos para você as principais vantagens e diferenças entre a graduação presencial e a distância:

Graduação presencial

O modelo presencial é o tradicional e mais convencional, além de ideal para quem gosta da companhia dos colegas e sente a necessidade de um professor sempre por perto. A frequência é contabilizada pela presença em sala de aula, as avaliações, seminários ou trabalhos e os horários definidos de acordo com a instituição, sem possibilidade de troca.

Se você pretende cursar uma graduação presencial, a dica é considerar a disponibilidade de tempo para frequentar as aulas e as possíveis atividades extracurriculares, como cursos, palestras e estágios.

Entre as principais vantagens do ensino presencial estão:

  • o contato com os colegas, bem como a troca de opiniões e experiências;
  • as dúvidas esclarecidas instantaneamente com o professor;
  • as maiores possibilidades de montar um networking (rede de contatos).

Graduação a distância (EAD)

Na modalidade a distância, o aluno não precisa estar presencialmente na faculdade para estudar. As aulas acontecem virtualmente e os professores, seja por meio de fóruns, e-mail ou chat, esclarecem as dúvidas e estão disponíveis para qualquer questionamento. Vale ressaltar que o diploma EAD é válido em todo território nacional e possui o mesmo peso de um diploma de graduação presencial.

Caso esteja procurando por uma melhor relação custo-benefício – afinal, você não precisará arcar com custos extras como transporte, estacionamento e alimentação – e maior flexibilidade de horários, a graduação EAD pode ser a melhor opção. Muitos profissionais e futuros profissionais optam por este modelo devido a falta de tempo para aulas presenciais. No entanto, foco e organização para estudar precisarão fazer parte de sua rotina.

Entre as vantagens da modalidade a distância estão:

  • flexibilidade de horários (você é quem decide quando e onde estudar);
  • mensalidades reduzidas;
  • possibilidade de assistir à aula por várias vezes no ambiente virtual.

O EAD vem crescendo no Brasil e as unidades de ensino a distância estão investindo em novos polos e cursos. Atraídos pela possibilidade de estudar em casa e sem abrir mão da rotina atual, os estudantes optam cada vez mais por esse tipo de graduação. E o melhor de tudo: o investimento chega a ser três vezes menor do que um curso presencial.

Cursos a distância são a melhor opção para o aluno que precisa otimizar seu tempo, tem poucas horas vagas para se dedicar a uma graduação presencial, ou limitações na locomoção até a instituição, em casos de alunos de interior, por exemplo.

E é importante lembrar: certifique-se de que a instituição escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O seu diploma precisa dessa garantia.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o ensino superior presencial e a distância, acabaram-se as desculpas para começar a tão esperada graduação! Para mais detalhes sobre as duas modalidades, entre em contato conosco!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *