7 dicas para escrever o objetivo profissional no currículo

7-dicas-para-escrever-o-objetivo-profissional-no-curriculo.jpeg

Qual é o seu objetivo: conseguir o primeiro emprego, conquistar as melhores vagas de estágios ou garantir a tão sonhada colocação profissional?

Essa é uma dúvida que tira o sono de qualquer recém-formado. O dilema é ainda maior quando a área de formação permite atuar em diversas carreiras, como é o caso da advocacia e da medicina.

Independentemente da sua escolha, é ideal ter cuidado ao elaborar o seu currículo, pois ele será determinante no processo seletivo. Aqui, vale redobrar a atenção com o objetivo profissional, pois ajuda o recrutador a identificar se você está preparado para a vaga.

Continue acompanhando esse artigo e descubra como desenvolvê-lo.

1. Personalize

O primeiro passo é personalizar o seu objetivo profissional de acordo com o perfil da vaga. Dessa forma, você demonstra para a empresa que conhece o cargo em que pretende atuar. Não é nada legal enviar um currículo para a área comercial se a sua experiência é direcionada ao setor administrativo.

2. Seja objetivo

Depois, mostre para a empresa que você está preparado para exercer aquela função. Para isso, insira as suas qualificações com bastante cautela. Não entre em detalhes, pois os profissionais de Recursos Humanos não têm tempo disponível para ler um texto grande.

Se quiser explorar as suas habilidades, use o campo “experiências profissionais” em seu currículo. Caso seja recém-formado, destaque os aprendizados adquiridos.

3. Crie metas

É fundamental estabelecer metas em seu objetivo profissional. Elas servem como um guia para o seu desempenho na empresa e são avaliadas constantemente para descobrir se você está no caminho certo.

Esta regra vale tanto para vagas de estágios como para carreiras que exigem curso superior.

4. Evite clichês

Seja na descrição ou em qualquer parte do currículo, jamais use frases prontas. Quando você aplica essa estratégia, o recrutador percebe falta de criatividade e desinteresse com o processo seletivo.

Veja abaixo o que deve ser eliminado em seu documento:

  • “quero ajudar minha empresa a crescer”;
  • “procuro conhecimento e experiência”;
  • “sou apaixonado por desafios”.

5. Use a linguagem certa

A tecnologia domina nossas vidas. Ela mudou a forma como vivemos e até nossa escrita. Não é raro observar objetivos profissionais com linguagem de internet ou abreviações nas palavras. Não faça isso! Quem adota essa atitude transmite uma imagem de que não consegue separar a vida pessoal da profissional.

Para evitar confusões, comece a escrever certo também nas redes sociais. Assim, você não coloca em risco a oportunidade do seu primeiro emprego.

6. Revise, revise e revise!

Nunca é demais lembrar! Observe se o seu currículo contém erros de português ou digitação. Leia o conteúdo em voz alta para descobrir alguma falha. Um verbo mal-empregado ou uma vírgula fora do lugar pode ser determinante para o seu primeiro emprego ou vagas de estágio.

Algumas pessoas não levam essa dica a sério, mas a sua colocação profissional depende disso. Imagine entregar um texto para um cliente cheio de erros gramaticais? Certamente ele não fecharia o contrato ou comunicaria o fato para o seu supervisor. Sendo assim, preste bastante atenção!

7. Inspire-se!

Terminamos esse artigo com uma sugestão de objetivo profissional para você acrescentar em seu currículo. No entanto, lembre-se: modifique o conteúdo de acordo com a vaga que pretende alcançar, combinado? Veja abaixo:

“Busco usar minha formação em jornalismo e experiência como redator em meu estágio na empresa X para me tornar gerenciador de conteúdo na empresa Y”.

Percebeu o quanto é tranquilo desenvolver um objetivo profissional para o seu primeiro emprego ou estágio? Siga as nossas instruções para conseguir colocação profissional e ter sucesso em várias carreiras. Para finalizar o seu currículo, conheça mais algumas dicas que vão te ajudar a escrever as outras partes do documento!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *