Prepare-se para ser efetivado no estágio em 10 passos

preparese-para-ser-efetivado-no-estagio-em-10-passos.jpeg

Para muitos profissionais, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Quando se consegue a efetivação após o término de um programa, a qualidade do trabalho é reconhecida como importante para a companhia. O profissional que passa por isso mostra aptidão para realizar a função para a qual foi contratado.

O fato é que a efetivação após o período de estágio não acontece com todo mundo, principalmente em tempos de instabilidade no cenário econômico do nosso país. É claro que a oportunidade existe, mas para torná-la mais tangível, é importante adotar posturas que contribuam para o seu destaque como estagiário.

Prepare-se para ser efetivado no estágio em 10 passos:

1. Desenvolva sua responsabilidade

Não é porque você é estagiário que deve achar que tem menos responsabilidades. Ser responsável, no ambiente profissional, faz com que os seus colegas de escritório encarem o seu trabalho com mais respeito. Eles também passam a acreditar em você, pois sabem que contam com a sua pontualidade e o seu compromisso.

2. Demonstre disponibilidade

Ter disponibilidade para ouvir, aprender e executar as tarefas que são solicitadas é essencial para ser efetivado no estágio. Ninguém gosta de lidar com pessoas reativas — ou seja, que reagem mal diante de urgências, conversas mais delicadas ou pressão. Abra sua mente e esteja disposto a crescer como profissional.

3. Seja persistente

Desistir? Jamais! Mesmo diante de momentos difíceis, se esforce para que tudo dê certo. Aqui vale ser resiliente, ou seja, ter autocontrole diante das dificuldades. Você faz parte de um time, então deve vestir a camisa e batalhar junto aos demais. Persista para que o seu desejo seja alcançado.

4. Invista em desenvolvimento

O seu desenvolvimento profissional depende exclusivamente de você. Muitos estagiários chegam em seus trabalhos de olho nos benefícios que as empresas têm a oferecer, como um plano de carreira. Os seus gestores não são os responsáveis pela sua ascensão na empresa — portanto, busque se desenvolver para se destacar na equipe.

5. Mantenha o foco

Por mais que você precise se destacar, tente não abraçar o mundo. Aceitar mais tarefas do que é capaz de entregar pode ser uma grande armadilha, derrubando a sua imagem de profissional comprometido. Ofereça-se para executar outras tarefas quando as básicas já estiverem dominadas.

6. Busque conhecimento

Não pare de estudar! Continue alinhando o conhecimento aprendido em sala de aula com o dia a dia do seu estágio. Busque também outras fontes de conhecimento. Participe de palestras, faça cursos de extensão e se mantenha atualizado com as notícias do ramo em que a empresa atua.

7. Trabalhe seu marketing pessoal

Para que os gestores da empresa para a qual você trabalha o notem como profissional indispensável para o quadro de colaboradores, invista em marketing pessoal. Já que as companhias querem resultados, suas conquistas devem ser valorizadas. Reúna dados sobre o que aprendeu no dia a dia de trabalho e peça uma avaliação de seu crescimento.

8. Alinhe-se à cultura da empresa

A cultura de uma empresa costuma ser vista apenas em seu site ou nos quadros espalhados pelos corredores. Não deixe que ela passe despercebida! Saiba como ela é e passe a colocar seus conceitos em prática.

9. Seja proativo

Se você tem disponibilidade para ajudar um colega de trabalho, não espere que ele peça. Fique de olho em oportunidades que você pode abraçar, se antecipando aos prazos e oferecendo seu apoio.

10. Demonstre suas intenções

Chame o seu gestor para conversar. No momento mais adequado, quando receber um elogio ou feedback, deixe clara a sua intenção de ser efetivado. Aproveite para pedir orientação ao seu chefe, pois ele sabe quais são as possibilidades de efetivação e o caminho para que isso seja possível.

Os passos acima são fundamentais para que você consiga ser efetivado no estágio. Adote essas atitudes e abra novas portas no mercado de trabalho!

Aproveite para assinar nossa newsletter e receber todas as novidades do nosso blog no seu e-mail. Conteúdos como este ajudam você a se desenvolver e consolidar como profissional.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *