Primeiro emprego: 5 atitudes que ajudam a conquistar uma vaga

primeiro-emprego-5-atitudes-que-ajudam-a-conquistar-uma-vaga.jpeg

Enviar currículos, procurar por anúncios nos jornais e sair em busca de informações. Essas são algumas atitudes para buscar pelo primeiro emprego. No entanto, para quem não conta com grandes experiências profissionais é preciso executar algumas estratégias específicas e conquistar a empresa recrutadora de forma diferente.

Quer saber como? Acompanhe este texto e conheça 5 maneiras de ser bem-sucedido na procura pelo primeiro emprego!

1. Tenha a formação acadêmica como um diferencial

Em muitas situações, candidatos a uma vaga de emprego têm os mesmos cursos profissionalizantes, como informática ou idiomas, por exemplo.

Sendo assim, para destacar-se, o ideal é ter uma formação acadêmica como diferencial, que pode oferecer a você conhecimento consistente e atualizado.

Existem diversos cursos superiores promissores que valem a pena levar em conta. Realize uma pesquisa e identifique aquele que combina com você e com a sua aspiração profissional.

2. Faça trabalhos voluntários ou como freelancer

Muitos candidatos, na hora de se candidatar a uma vaga de emprego, acabam desistindo por terem pouca ou nenhuma experiência na área. No entanto, existem outras possibilidades que podem ser aproveitadas e, ainda assim, chamar a atenção dos recrutadores.

É o caso de fazer um trabalho voluntário. Organizações não governamentais e instituições de caridade, por exemplo, oferecem boas chances de aprendizado aos seus voluntários.

Também vale a pena fazer trabalho como freelancer. Oferecer serviços a empresas ou pessoas físicas pode garantir uma grana no fim de mês e também um leque de experiências no seu portfólio.

3. Invista em uma boa apresentação do currículo

O currículo é o seu cartão de visitas na procura por uma vaga de emprego. Para que o recrutador se interesse pelas informações que estão nele, é preciso que ele seja bem apresentável.

Dessa forma, elabore o seu currículo com mais cuidado. Seja objetivo na descrição das suas experiências e coloque foto só se for solicitado pela empresa. Neste sentido, também é importante criar um perfil na rede social de negócios LinkedIn, lá você poderá criar conexões com profissionais de várias áreas, além de ter acesso a conteúdos inspiradores sobre carreira e trabalho.

4. Tenha cuidado com o aperto de mão na hora da entrevista

Chegar na fase de entrevista de emprego já é algo bastante realizador e, por isso, você não pode cometer erros, ainda mais agora que você está a poucos passos da aprovação.

O simples ato de aperto de mãos pode ser definitivo para a sua contratação, por exemplo. Evite apertos de mão fracos e moles, pois eles passam a impressão de que você não está disposto a interagir ou que não tem entusiasmo pela vaga de emprego. Seja firme na sua apresentação e faça contato visual, pois essa ação demonstrará que você é determinado.

5. Avise a todos que você busca seu primeiro emprego

Amigos e familiares podem ser ótimos aliados para você encontrar a sua primeira oportunidade. Avise a eles que está disponível para o trabalho, pois é muito comum acontecer dos primeiros empregos surgirem por indicação de amigos, por exemplo.

Deixando todos à sua volta saberem das suas pretensões profissionais vai ser mais fácil de encontrar o que você precisa. Além disso, essas pessoas podem te dar apoio emocional e afetivo para entrar confiante no mercado de trabalho.

Estas foram algumas dicas para que conquiste o primeiro emprego. Além destas sugestões, é importante também investir em branding pessoal. Essa é uma estratégia para você se posicionar melhor e cuidar da própria imagem, afinal, as empresas querem ter colaboradores com uma aparência positiva.

E aí, curtiu essas informações? Fique por dentro de outros assuntos curtindo o nosso perfil no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *