Volta às aulas: 5 dicas para começar o ano arrasando na faculdade

volta-as-aulas-5-dicas-para-comecar-o-ano-arrasando-na-faculdade.jpeg

A volta às aulas, após o período de férias, é sempre desafiadora não é mesmo? Ainda mais se for na etapa de transição do ensino médio para faculdade, quando bate aquela insegurança sobre o novo horizonte que está se abrindo.

Por isso, é preciso ficar atento para não ficar para trás nos conteúdos e ter problemas no futuro. Neste post, vamos trazer algumas dicas para você começar o ano arrasando na faculdade! Quer saber como? Então, continue lendo:

1. Use a companheira inseparável na volta às aulas: a agenda

Estar ciente de todas as atividades e prazos é essencial para se ter uma vida mais tranquila na faculdade. Então, tenha consigo sempre uma agenda tradicional, em papel, ou digital, no tablet ou no celular, para anotar todas as obrigações das matérias. Isso centraliza a forma de consulta, além de deixar quem está estudando mais seguro, pois diminui o risco de algo ficar para trás.

2. Aproveite tudo o que o campus tem para lhe oferecer

O campus da faculdade traz inúmeras oportunidades para agregar conhecimento, seja pela biblioteca e o acervo de livros, revistas, artigos, entre outros, ou pela infraestrutura de laboratórios específicos, de acordo com cada área, por exemplo.

Você que está entrando nesse mundo agora, procure conhecer e explorar todas as possibilidades! Verá que há muito de que se beneficiar nesse ambiente, além do conteúdo de sala de sala passado pelo professor, é claro.

3. Crie grupos de estudo

A criação de grupos de estudo é excelente na faculdade, pois a matéria que você tem dificuldade pode ser a que outro colega tem mais aptidão e vice-versa. Assim, cria-se uma rede de cooperação para aprendizado. A conversação pode ser via redes sociais ou até pessoalmente, marcando de se encontrar uma hora antes da aula na biblioteca, por exemplo.

4. Não deixe os conteúdos acumularem

Se no ensino médio já era complicado correr atrás no final do ano, na faculdade isso pode se tornar impossível, pela complexidade dos assuntos e pela forma como a grade curricular é organizada.

Por esse motivo, para você arrasar na volta às aulas, é necessário aproveitar tudo o que for passado pelo professor desde o primeiro dia, prestando muita atenção, fazendo todas as atividades, tirando, sempre que necessário, suas dúvidas e não deixando acumular nenhum conteúdo.

5. Mostre dedicação nas atividades e possibilite novas oportunidades

Muitas pessoas não se dão conta disso, mas a vida universitária pode abrir oportunidades para bons alunos, que se destacam no que fazem. Isso ocorre através do networking, que é a rede de relacionamento que você cria, ou mesmo por professores, que, ao verem um aluno se sobressair, oportunizam a este indicações a nível de carreira de trabalho e até para representar a universidade em alguns eventos.

Seja um aluno que se destaca desde o início, tenha muita entrega e respeite seus colegas sempre, pois será certamente recompensador!

Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças arrasar no mundo acadêmico? Leia bastante e se dedique sempre, pois, quem vai além colhe os resultados no futuro profissional com melhores oportunidades de trabalho e também no campo pessoal, cultivando boas amizades deste período.

Gostou das dicas? Então, siga a gente nas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube — e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *