Balanço 2016: reconheça onde você errou e acertou no ano que passou

Com o início de um novo ano, temos a sensação de ter encerrado uma etapa, e de que estamos iniciando um novo ciclo. É o momento ideal para estabelecer e cumprir metas, aproveitando as novas oportunidades — mas também fazer o “Balanço 2016”.

Embora seja comum fazermos promessas e planos para o ano que começa, também é importante parar e pensar um pouco sobre o ano que passou. Entender os erros de 2016 pode ser muito útil na hora de elaborar planos para 2017.

No post de hoje, vamos dar dicas importantes para que você continue evoluindo em sua vida profissional no ano novo. Acompanhe!

A importância de um balanço de fim de ano

Talvez você tenha chegado no final do ano sentindo que conquistou tudo de que precisava ou, ainda, que está satisfeito na posição onde se encontra.

Mas reflita um momento sobre o que você planejava conquistar no decorrer de 2016: será que você utilizou seu tempo da melhor maneira? Cumpriu todas as metas que tinha? Sente que evoluiu e aprendeu algo com suas experiências?

Ao fazer um balanço, você separa um tempo apenas para se lembrar do que havia planejado para o ano, o que deveria ter feito e o que conquistou. Com isso, você consegue planejar metas mais plausíveis para o ano novo, aprender com seus erros e otimizar seu tempo ao longo do ano.

A importância da capacitação adicional

Você estudou tanto quanto queria em 2016? Realizou algum curso, se especializou em alguma área? Quando estamos trabalhando, é comum que nos especializemos apenas naquele conjunto de tarefas, até que aquilo fique automático.

Por outro lado, corremos o risco de ficarmos estagnados e não avançarmos no restante de nossas aptidões se não continuarmos nos capacitando.

Fazer cursos de curta ou longa duração, aprender novas línguas, frequentar congressos e palestras — tudo isso ajuda a melhorar seu currículo e te deixam em contato com as novas tendências e discussões para sua área de atuação.

Buscar novos conhecimentos faz de você um profissional mais interessante aos olhos do mercado, e ainda incentiva a busca por modos de pensar que levam a soluções criativas para os problemas do dia a dia.

Organize seu tempo ao longo do ano para adquirir novos conhecimentos e estudar mais. Isso com certeza pesará em seu favor na hora da análise do seu currículo.

A análise de dificuldades no balanço 2016

Quais foram as suas maiores dificuldades ao longo de 2016? Você teve de se adaptar a um novo ambiente de trabalho? A um novo horário, talvez? Faltou dinheiro em algum mês? Aproveite seu balanço 2016 para planejar melhor como usar seu tempo e seu dinheiro em 2017.

Tente prever suas despesas mensais e poupe dinheiro para cada finalidade, com um excedente para cobrir adicionais. Monte um cronograma com seus compromissos fixos, organize-os da melhor forma.

Faça da forma como funcionar melhor para você, mas não deixe de considerar os erros que cometeu no ano anterior para se planejar melhor, evitar desesperos e conseguir um saldo positivo no final do ano.

O impacto na evolução da sua carreira

A primeira coisa que pensamos ao falarmos sobre evolução de carreira é a faixa salarial. No entanto, esse não é o único fator a ser considerado. Ter um ambiente de trabalho bom, cumprir uma função agradável, ter facilidade de acesso: tudo isso faz parte da evolução profissional.

Em 2016, você propôs mudanças em seu ambiente de trabalho? Buscou novos locais para trabalhar? Mostrou seu potencial para merecer uma promoção? Reflita se realmente está satisfeito com sua vida profissional e sempre almeje mais. Planeje como fazer isso em 2017, e mãos à obra!

Nesse post, falamos sobre a importância de fazer um balanço 2016 e de refletir bem sobre como você administrou seu tempo e sua vida profissional ao longo do ano que passou.

Esperamos que isso o ajude a pensar em como ter metas ainda melhores e mais plausíveis para 2017, e evitar momentos ruins que não tenham sido planejados.

E, se gostou de saber como fazer o “Balanço 2016”, não deixe de nos seguir no Facebook e Twitter para mais dicas interessantes, bem como nosso Instagram e canal no Youtube para nos conhecer melhor!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *