Como se dar bem em uma entrevista de estágio em 7 passos

Quem ainda está fazendo faculdade ou pretende fazer uma, possivelmente já pensou em fazer um estágio. Isso porque, por meio dele é possível se destacar no mercado de trabalho e até mesmo faturar um dinheiro extra, por exemplo. Mas, antes de pensar nos benefícios, é preciso se dar bem na entrevista de estágio, certo?

Então, dentre outras coisas, você precisará usar uma roupa adequada, comportar-se profissionalmente e saber conquistar o recrutador sem mesmo ter experiência alguma.

Quer saber como? Acompanhe este texto para conhecer alguns passos para ser bem-sucedido em uma entrevista de estágio. Confira!

1. Observe a si mesmo

Quem não se conhece direito, vai falar o quê na entrevista de estágio? Vai pedir ajuda aos universitários? Nem adianta, porque lá você não terá essa chance. Pois então, bem antes da entrevista, pense nas suas experiências profissionais e mesmo se você nunca trabalhou, leve em consideração as situações da sua vida na escola ou em família.

Não leve apenas em conta as suas vitórias, mas também aqueles erros cometidos e o que você aprendeu com eles. Ainda neste momento reflexivo, coloque em um papel os seus pontos fortes e aqueles que você precisa melhorar.

Esse exercício de autoconhecimento é fundamental para você aumentar sua autoconfiança. Quem sabe o recrutador não fará uma pergunta sobre isso? Você vai surpreendê-lo com uma resposta firme e verdadeira.

2. Apresente uma postura profissional

Mesmo que ainda não tenha entrado para a empresa, você precisa conhecer e se comportar de acordo com algumas normas de conduta profissional. Por exemplo, nunca fale mal de um chefe ou colega de trabalho. Isso demonstra uma atitude antiética e pode comprometer seu desempenho na entrevista. 

Outra dica é evitar usar gírias e fazer brincadeiras. Durante a entrevista, mesmo se a situação aparentar descontraída, evite fazer piadas, pois você ainda não conhece seus colegas de trabalho e pode ser bastante constrangedor fazer brincadeira com algo que não tem graça. Seja simpático, mas mantenha uma postura mais profissional.

3. Escolha uma roupa adequada

Geralmente, quem se prepara para uma entrevista de estágio, pensa que pode ir com a roupa que desejar. Não é bem assim. Existem empresas que exigem um dress code, ou seja, um código de vestimenta para trabalhar nela e inclusive para ir à entrevista. Então, pergunte a quem convidou você para entrevista ou entre em contato com o RH da empresa para saber se existe algum dress code específico.

Mas, de modo geral, coloque uma roupa um pouco formal. Você pode apostar numa calça jeans lisa, camisa social ou blusa sem estampas chamativas. Use tênis casual ou um sapato mais discreto. Evite vestir camiseta regata ou blusas muito curtas e decotadas. Assim, você terá uma boa apresentação e pode criar empatia por parte dos recrutadores.

4. Pesquise sobre a empresa

Não vá passar o vexame de quando for perguntado sobre a empresa, você não ter ideia do que ela se trata. Durante a entrevista de estágio, é preciso demonstrar conhecimento das informações básicas sobre ela. Faça uma pesquisa sobre o setor de atuação, quais são os produtos e concorrentes, por exemplo. 

Também não vá confundir a empresa com a marca produzida por ela. Muitas vezes, o candidato a estagiário diz que sempre consome aquela marca e que toda vez recomenda para os amigos. Nada disso! Esse comportamento vai parecer que você está endeusando a empresa, que é uma atitude não aconselhável. Sendo assim, procure saber mais sobre a imagem daquela empresa para ter mais segurança ao falar sobre ela.

5. Mostre que você quer aprender

Geralmente, quem busca uma vaga de emprego efetivo, preocupa-se bastante com as experiências de trabalho. Algo que não merece tanta apreensão por parte de candidatos a vagas de estágio. O motivo é que como você ainda nem começou sua carreira e ainda está na faculdade, os recrutadores querem saber basicamente sobre as suas potencialidades. Então, o que se deve responder?

Fale sobre seus interesses pela vaga e que quer entrar na empresa para aprender algo. Destaque a sua força de vontade, curiosidade e disposição para se capacitar por meio das oportunidades apresentadas pela empresa. Os recrutadores costumam gostar dos candidatos que se mostram disponíveis ao aprendizado.

6. Demarque seus objetivos durante a entrevista de estágio

Muitas pessoas chegam às entrevistas com metas ambiciosas, como, por exemplo, ser presidente da empresa ou ser a melhor contratação já realizada. No entanto, essas mesmas pessoas se esquecem e até titubeiam na hora de falar de seus objetivos mais práticos e imediatos. Não cometa esse erro!

Deixe claro para o recrutador o que você procura com o estágio. Destaque os conhecimentos adquiridos em sala de aula que gostaria de praticar e as novas competências que deseja obter. Diga também que você pode contribuir com novas ideias e crescer profissionalmente. Um candidato com objetivos definidos, pode ganhar grande apreço por parte dos recrutadores.

7. Seja fiel a quem você é

Tem muita gente que acha que inventar novas habilidades durante a entrevista garantirá aquela tão desejada vaga de estágio. Ledo engano! Contar mentira sobre suas aptidões é algo absolutamente reprovável.

Mais cedo ou mais tarde, o seu chefe desconfiará da sua demora para entregar as tarefas ou você será desmascarado por alguém da equipe. Sendo assim, você pode perder o estágio, além de ganhar uma fama de mau-caráter. Fuja disso!

Seja sempre você na entrevista de estágio. Alguém que se comporta de maneira sincera se destaca por sua índole, o que pode ser bem avaliado durante a entrevista. Saiba que o recrutador é um especialista também em detectar mentiras. Não vá ser desclassificado por falsas histórias!

Esses foram alguns passos para você ter sucesso na sua entrevista de estágio. Lembre-se sempre de chegar um pouco antes do horário marcado, mantenha-se calmo e converse com os recrutadores em bom-tom. Assim, você ficará mais próximo de conseguir o seu primeiro estágio.

E então, aprovou as sugestões para a sua entrevista de estágio? Siga a gente nas redes sociais (YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram) para ficar por dentro de mais dicas!

Você pode gostar também de...

2 respostas

  1. felipe disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Julio Gomes disse:

    Muito boas as dicas, eu realmente não havia pensado por esse ângulo. Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *