PROCURANDO EMPREGO: HORA DO CHA

blog-carreiras

Em busca de emprego? Vamos lá: primeiro respire e tente organizar as ideias. Por onde começar?

Muitos ex-alunos aconselham: “Cola, gruda no professor daquela matéria que você gosta muito, pois provavelmente ele será um canal para uma futura oportunidade”.

Em geral, isso acontece, os professores têm contato com o mercado de trabalho e quando ficam sabendo de alguma vaga, não hesitam em divulgá-la aos alunos.

Procurar agências, responder a anúncios nos classificados e entregar currículos diretamente nas empresas também funciona nessa busca por uma colocação no mercado.

O importante é ter em mente que as empresas utilizam diversas ferramentas para avaliar se o candidato está apto ao cargo.

Então, por que não se antecipar e já ir se preparando para o que tiver que encontrar nesse duro e pedregoso caminho?

Prepare-se para o CHA!

CHA é uma sigla formada pelas letras iniciais de:

1. a) Conhecimento, que representa aquilo que você sabe, o que você está estudando e que estará informado no seu currículo como a sua formação;
  2. b) Habilidade é a prática, o que você sabe fazer, constatada por testes;
  3. c) Atitude é a capacidade de ser proativo, independente, de fazer por conta própria aquilo que você sabe que tem que ser feito, é o querer fazer. Testes psicológicos detectam esse quesito.

Essas são as competências pessoais básicas que serão observadas em seu portfólio pelo psicólogo. Para desenvolvê-las:

1) dedique-se bastante e com afinco aos estudos, fazendo cursos e qualificações diversas, como minicursos, simpósios, jornadas, oficinas;

2) treine o melhor que você puder tudo o que aprender, fazendo os trabalhos propostos, procurando estágios, participando de feiras, viagens, monitorias, serviços voluntários, organizando grupos e até fazendo cursos diferentes fora do que está acostumado;

3) seja responsável, independente e proativo, fazendo os trabalhos e atividades propostos, cobrando da equipe e de si mesmo maior e efetiva participação, tentando se antecipar ao que será pedido.

Essa experiência fornecerá boa bagagem quando você tiver de enfrentar as famosas entrevistas de emprego. E será útil até quando já tiver sido contratado, pois a avaliação é constante e as empresas querem, mesmo, pessoas comprometidas com resultados e que sejam capazes de entregar o que se espera delas.

Na hora do “vamos ver”, chegue na hora, mantenha-se calmo e nunca minta.

Então, veja se você está bem de CHA e boa sorte!