Passo a passo: como ser efetivado após o término do estágio

passo-a-passo-como-ser-efetivado-apos-o-termino-do-estagio.jpeg

A carreira de estagiário é um marco na vida de todo estudante, seja ele de ensino médio ou de curso superior. Apesar de todo o estereótipo que se cria em torno desse cargo, o estagiário é uma função muito importante nas empresas, independentemente do ramo.

Esse período é muito importante tanto para a empresa, que ajuda jovens a se desenvolver e criar mais experiências para o mercado de trabalho, quanto para o estudante, que aprimora seus conhecimentos e cria a bagagem necessária para quando finalmente se formar e passar a atuar em um cargo de forma mais ampla.

Mas, para os jovens aprendizes, como ser efetivado após o término do contrato de estágio? Se essa também é a sua dúvida, acompanhe nosso post de hoje, onde iremos dar dicas incríveis de como conseguir isso!

Demonstre interesse pela empresa

Ter um conhecimento básico sobre a empresa onde você está indo fazer uma entrevista é dica básica para qualquer pessoa que procura conseguir uma vaga de emprego. Porém, como você já está inserido no local, a dica é demonstrar interesse pela organização diretamente para os seus superiores.

Quem trabalha com você vai ficar muito surpreso positivamente, por notar que você se interessa pelo que faz, além de se importar com as conquistas e metas da empresa onde você está trabalhando.

Invista seu tempo

Conforme a lei do estagiário, não é permitido que estudantes trabalhem mais de quatro horas, quando alunos do ensino médio; e seis horas, quando alunos de curso superior. Isso se dá exatamente porque você precisa ter tempo para manter seus estudos sob controle e não ser prejudicado nas matérias que cursa.

Assim, quando possível, utilize da melhor forma essas horas “a menos” de trabalho, e busque melhorar suas habilidades e conhecimentos. Você pode buscar cursos rápidos que se encaixem em suas horas vagas, pode estudar por si mesmo em cursos online ou mesmo buscar ajuda de profissionais mais experientes.

Tenha uma ótima gestão de seu tempo

Tenha em mente que não é importante apenas cumprir suas tarefas dentro do prazo. É essencial mostrar às pessoas que você é organizado e consegue controlar bem seu tempo.

Apesar de sabermos que se trata apenas do início de sua carreira, demonstrar uma boa organização de suas tarefas significa maturidade e empenho de sua parte, aumentando assim suas chances de ser efetivado na vaga.

Seja sempre observador

Prestar atenção na forma como os demais profissionais costumam agir nas diversas situações do dia a dia e tentar se espelhar neles é uma ótima prática diária.

Tenha em mente que, quando você for efetivado no estágio, estará trabalhando lado a lado com essas pessoas e vivenciando os seus desafios diários. Assim, procure desenvolver bem suas habilidades de observação e garanta alguns pontos a mais em sua profissão.

Leve o estágio muito a sério

Muitos estagiários reclamam que suas tarefas são de menor volume ou relevância no universo da empresa. Porém, tenha certeza de que, mesmo assim, elas estão contribuindo para os resultados e ganhos da organização.

Dessa forma, trabalhe sempre obedecendo sua carga de serviços e jornada diária, como se fosse um profissional já efetivado. Dê duro para gerar um impacto positivo e demonstrar que você é digno de confiança.

Supere as expectativas

Aqueles que buscam um lugar de destaque precisam sempre encontrar formas de fazer algo além do que está sendo pedido, mesmo em meio às tarefas mais simples.

Desenvolva o hábito de pensar: “Como eu poderia fazer isso ainda melhor”? Esse é o grande segredo de qualquer grande inovador, assim como qualquer ex-estagiário que foi efetivado.

Mostre que está interessado

Esse é realmente um ponto que pode minar qualquer carreira, e isso não serve apenas para estagiários. Afinal, algo que deixa qualquer gestor desanimado é notar que contratou alguém que só está ali por causa da bolsa que ganha, ou seja, para o empregado, não faria a menor diferença estar na empresa A ou B.

Com isso em mente, busque sempre mostrar que você se interessa de verdade pelo que a empresa faz e também pela área na qual você está inserido, mesmo que as atividades daquele momento não sejam as mais inspiradoras. O importante é envolver-se, procurar conhecer o negócio e se posicionar dentro do grupo em que você está.

Seja legal com seus colegas

Ninguém é obrigado a adotar uma outra personalidade na busca da efetivação. Porém, algumas atitudes são universais e não podem ser deixadas de lado por ninguém, seja você introvertido ou extrovertido.

Por exemplo, cumprimentar os colegas diariamente ao chegar é um gesto muito simples, e a falta dele pode criar grandes marcas negativas. Sorrir, oferecer-se para ajudar e olhar nos olhos da pessoa enquanto conversa são outros itens que estão no pacote básico de gentileza.

Tenha flexibilidade para situações urgentes

Saber lidar com situações inesperadas também é um ponto que conta muito. Nem sempre vai ser possível cumprir algumas situações preestabelecidas, como as de horário, por exemplo. Com o ritmo agitado dos negócios, não é nada incomum que, durante as atividades da empresa, você precise ficar um pouco mais depois do horário de expediente normal.

Quando isso ocorrer, tenha calma, seja flexível e ganhe ainda mais pontos com seu chefe. Dessa forma, suas chances de garantir a efetivação após o término do contrato de estágio estarão cada vez mais altas.

Comunique seu desejo de ser efetivado

Por último, mas não menos importante, quando surgir uma oportunidade, deixe claro sua intenção de ser efetivado ao final do contrato de estágio. Isso pode parecer óbvio para você, mas pode não ser para seus superiores, uma vez que muitos estagiários realmente preferem passar por várias empresas diferentes durante a época de estudos, garantindo assim experiência em empresas e áreas diferentes.

Peça também orientações ao seu chefe, buscando saber mais das possibilidades de conseguir a vaga de emprego e o que é preciso para tal.

Esperamos que você tenha entendido como ser efetivado depois do término do estágio e que essas dicas possa ajudá-lo a garantir a vaga que você deseja! Conhece mais pessoas que gostariam desse conteúdo? Então que tal compartilhar nosso texto em suas redes sociais?

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *