Estagiário de Sucesso: 7 dicas para ter destaque no estágio

estagiario_de_sucesso_7_dicas_para_ter_destaque_no_estagio.jpg.jpeg

Não é somente a persistência a responsável pelo sucesso profissional. Além dela, é preciso seguir os bons exemplos logo nos primeiros anos de trabalho. E como o estágio é para muitos o primeiro contato com o mercado vale a pena seguir algumas dicas para você fazer a diferença em sua carreira.

Reservamos sete dicas que poderão ajudá-lo(a) a crescer profissionalmente, sempre ciente de que o esforço de hoje será reflexo do amanhã. Afinal, um estagiário de sucesso certamente terá muito mais frutos a colher!

Tenha foco

Saber onde você quer chegar na sua profissão, suas metas anuais e o tipo de atividade que pretende exercer ao longo de sua vida são requisitos que exigem muito foco para serem alcançados.

Durante um estágio, ter foco é fundamental. Concentre-se nas atividades, busque entregar as tarefas antes do término dos prazos e tenha a plena convicção de que o seu grau de concentração certamente será percebido pelos demais.

Não se disperse facilmente. Utilize o celular apenas para atividades do trabalho e evite as redes sociais para assuntos que não dizem respeito ao seu expediente. Aproveite o tempo para absorver ao máximo as novas experiências.

Aprenda novas habilidades

Mesmo que você esteja cursando uma faculdade, frequentemente no estágio serão necessárias bagagens em diferentes formas de funções. Por isso, esteja aberto/a) para aprender novas habilidades e não reclame de fazer o que teoricamente soe como inútil ao seu primeiro olhar.

Veja os pontos positivos em tudo o que for solicitado e sugue os conhecimentos. Até mesmo aprender a fazer um café poderá ser útil na sua vida pessoal. Valorize!

Se espelhe em um profissional

Sempre há um profissional no ambiente de trabalho que chama a atenção pela desenvoltura, flexibilidade e conhecimentos para resolver as mais diversas situações.

Se espelhar em alguém bem sucedido é importantíssimo para você criar metas similares. E quem sabe chegar ao mesmo posto dele(a). Ninguém nasceu chefe ou supervisor. Copie as boas ações e seja perspicaz nos seus objetivos.

Seja pontual

Quanto menos problemas os empregadores tiverem, melhor será nas avaliações finais. Quem se atrasa para chegar ao trabalho já começa o dia com um ponto a menos.

Faça de tudo para manter a pontualidade como uma rotina em seu estágio. Caso necessite se atrasar por algum motivo válido, avise aos seus superiores com antecedência. Evite constrangimentos e fale sempre a verdade.

Aprenda com os colegas de trabalho

Ter mente aberta é um requisito de grande valia para um estagiário. Sempre  haverá novos aprendizados a sua frente e os colegas de trabalho poderão ser uma ponte nesta conquista.

Observar minuciosamente como se faz, se desafiar a colocar a mão na massa e até mesmo errar são fundamentais no processo de aprendizado. Veja os colegas como verdadeiros mestres e pergunte, questione, duvide, sugira, enfim, se envolva com as atividades do dia a dia.

Tenha proatividade

Ser um estagiário de sucesso significa vivenciar a proatividade. Se antecipar aos problemas é ser preventivo. Se organize ao máximo e não deixe nada para depois. Mantenha sua mesa em ordem e anote tudo para não se perder. Seja ágil nas atitudes e não fique pensando muito. Faça acontecer!

Busque um convívio saudável

A boa relação interpessoal no ambiente de trabalho é reflexo de um estagiário de sucesso. Quem tem motivação, vestindo a camisa do time da empresa, certamente será melhor avaliado, inclusive com chances reais de ser efetivado.

O bom convívio é saudável. Inspira e traz um sentimento de pertencimento ao grupo. E ainda pode render oportunidades ímpares de crescimento profissional.

E você, já se sente um estagiário de sucesso? Compartilhe suas dúvidas, impressões e opiniões aqui!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *