6 dicas que vão te ajudar no começo de carreira

6_dicas_que_vão_te_ajudar_no_começo_de_carreira_1.jpg.jpeg

Começar uma carreira é iniciar uma nova etapa, e tudo que é novo costuma dar medo. Na maioria das vezes chegamos nessa fase da vida sem saber o que fazer, pois não temos certeza de quase nada.

Ter um curso, seja técnico ou superior, não é mais garantia de uma vaga no mercado de trabalho. Para te auxiliar em meio a essa turbulência toda, trouxemos 6 dicas que vão te ajudar no seu começo de carreira, para que você seja um profissional bem-sucedido!

Aprimore o seu currículo

Não se limite ao grau de ensino que tem, muita gente fez o mesmo curso que você. Então, é importante que você foque em novos conhecimentos, que te permitirão se destacar entre os demais. Procure se aprimorar sempre, invista em seu currículo: faça cursos novos, pesquise sobre novidades da sua área de escolha e vai fundo!

Tome cuidado apenas para não extrapolar: fazer de tudo é exagero, é perigoso perder o foco. Não adianta saber sobre muita coisa, mas de maneira superficial. Tente escolher em uma área específica, para que você seja muito bom naquilo que deseja para seu futuro.

Amplie sua rede de contatos

Ter contatos com outros profissionais de sua área é essencial. Criar uma rede de networking ampliará suas possibilidades no mercado de trabalho: pessoas podem te indicar para um determinado cargo ou lembrar de você em algum momento. Invista nisso, se apresente, converse e aproveite para tirar suas dúvidas sobre a sua profissão!

Leve em conta todas as oportunidades

Não despreze uma oportunidade por achar que o salário não é bom, pelo trabalho não ser tudo aquilo que você realmente quer ou por qualquer outro motivo. Agora é hora de aproveitar todas as oportunidades!

Conheça o que está em seu alcance, tente pontuar as coisas boas que as oportunidades te trarão, mesmo que sejam poucas. Lembre-se que essa pode ser mais uma atividade para acrescentar em seu currículo!

Seja educado

Independente da área que escolher, você terá que lidar com pessoas. Seja sempre educado, mesmo que aconteça algo que te faça perder a cabeça: respire fundo e seja simpático. As pessoas são lembradas pela energia positiva que deixam, não se esqueça disso.

Conheça-se

É essencial que você se conheça, saiba sobre sua personalidade e sobre o que quer para sua vida, para assim poder seguir um caminho que te permitirá chegar aos seus objetivos. Analise seus pontos fortes e fracos e se desenvolva nas habilidades que são importantes para a profissão escolhida.

Não tenha pressa

Você está no começo de carreira, por isso, tenha calma. Você ainda passará por muita coisa até conseguir ser um profissional estável e experiente, lembre-se sempre que isso é um processo, você não conseguirá alcançar resultados excelentes do dia para a noite. Pode ser que a caminhada seja cansativa e desgastante, mas o mercado é competitivo, apenas os fortes sobrevivem.

Não desista, se você não conseguir algo no momento, continue se aprimorando e buscando novas oportunidades! O que achou dessas dicas sobre o começo de carreira? Está pronto para colocá-las em prática? Deixe sua opinião nos comentários!