Conheça 5 diferentes tipos de entrevista de emprego

Conheça_5_diferentes_tipos_de_entrevista_de_emprego.jpg.jpeg

A entrevista de emprego é a principal fase de um processo seletivo, e é comum que venha o nervosismo nessa hora, afinal, essa é a parte mais temida pelos candidatos. É nesse momento que o recrutador irá te conhecer, saber mais sobre suas habilidades e objetivos, o que tem a oferecer para a empresa e o que você espera em troca.

Para que você se sinta mais preparado e confiante, viemos explicar para você que existem diferentes tipos de entrevista, assim você irá entender melhor essa etapa e terá a oportunidade de mostrar todo o seu potencial!

Conheça 5 diferentes tipos de entrevista de emprego:

1. Entrevista por competências ou comportamental

Atualmente, esse é o tipo de entrevista mais comum. Nela, avaliam-se as habilidades comportamentais do candidato e sua personalidade, para saber se suas características condizem com a cultura da empresa e com sua posição.

Ela é feita através de uma conversa, geralmente com alguém do RH ou com o gestor do profissional a ser contratado. Essa pessoa pergunta sobre a experiência profissional, objetivos de vida e aspectos pessoais de quem está concorrendo à vaga, além de investigar como o candidato agiu em determinada situação no passado. O objetivo é saber como ele lida com situações do dia-a-dia — não necessariamente relacionado com a área profissional.

2. Entrevista técnica

Esse tipo de entrevista tem como objetivo investigar conhecimentos técnicos bastante específicos, logo, quem irá avaliar será um superior do profissional que será contratado, ou uma dupla que tenha conhecimento sobre o setor.

As habilidades necessárias para o cargo serão testadas nesse momento: mostre-se seguro e faça o que pedirem, tranquilamente.

3. Entrevista de estudo de caso

Esse tipo de entrevista é feita pelo diretor responsável da área ou pelo gestor imediato da pessoa a ser contratada. Nela, será observada a capacidade de resolução de problemas do candidato.

O entrevistador apresentará um problema, para que seja feita uma análise de um caso parecido com as questões que geralmente aparecem na empresa. O entrevistado deverá apresentar uma solução, sem muito tempo para pensar.

Dica: Seja objetivo nesse momento, não estenda muito sua fala.

4. Entrevista em grupo

Esse tipo de entrevista também é muito comum e tem como objetivo avaliar várias pessoas ao mesmo tempo.

Ela geralmente ocorre quando há muitos candidatos concorrendo à mesma vaga, e quando as habilidades e conhecimento técnico dos profissionais são parecidos. Quando todos fazem a entrevista ao mesmo tempo, fica mais fácil perceber quem está se saindo melhor.

As pessoas costumam ficar muito ansiosas nessa hora, então tente se controlar, pois o fato de você se mostrar mais confiante te coloca na frente de muita gente!

5. Entrevista pela internet

Esse tipo de entrevista é ágil e está sendo muito utilizado atualmente. Assim, é possível realizar o processo seletivo à distância.

Essa entrevista reduz os custos e o tempo gasto durante o procedimento de escolha de um novo profissional. Ela é realizada. normalmente, através de uma conversa, porém pela internet. Geralmente ela é realizada por um programa chamado Skype, que é disponível on-line.

Caso você passe por esse tipo de entrevista, encontre um ambiente com o fundo neutro, se vista adequadamente e teste seu computador e o programa a ser usado previamente, se possível um dia antes.

Agora que você conhece os tipos de entrevista de emprego, você está mais preparado para passar por um processo seletivo! Aproveite para conhecer também as 5 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego. Boa sorte!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *