6 dicas de como escolher a profissão certa

Depositphotos_81248510_l-2015_1.jpg.jpeg

Você acabou de sair do ensino médio e não tem ideia de qual profissão quer seguir? Está buscando melhores oportunidades do que sua posição atual? Ou então, como tantos outros, está enfrentando o desemprego? Essa é a hora de considerar sua carreira e os caminhos que você quer seguir.

Ao pesquisar e descobrir opções, aprender mais, conhecer seus pontos fracos e fortes e adquirir novas competências, você descobrirá a profissão que mais combina com você. Pensando nisso, no post de hoje, listamos seis dicas de como escolher a profissão certa! Vamos lá?

Conheça suas aptidões

Você tem um passatempo ou talento que você ama e no qual se julga muito bom? Pense em maneiras de transformar essas atividades que vem naturalmente em uma possibilidade de especialização e emprego.

Trabalhar com madeira, tocar um instrumento, cozinhar pratos elaborados e cuidar dos animais são exemplos que podem levar a carreiras como design, música, gastronomia e medicina veterinária. Fazer o que você ama está diretamente ligado a uma profissão gratificante.

Avalie seu estilo de trabalho

A profissão certa para você pode estar relacionada ao seu estilo de trabalho. Você é uma pessoa de iniciativa, é capaz de atingir seus objetivos de maneira autônoma, ou precisa da disciplina de um ambiente de trabalho estruturado para dar o seu melhor?

Uma avaliação honesta do seu estilo de trabalho vai ajudar você a decidir qual carreira combina mais com você. Se você é naturalmente um procrastinador, por exemplo, uma carreira que conte com um supervisor pode ser a mais indicada. Aqui, além de pensar em quais são seus interesses, considere o estilo de vida que você busca.

Converse com alguém da área

Se você está em dúvida entre várias profissões que gostaria de seguir, uma boa dica é conversar com alguém que trabalhe em cada uma dessas áreas. Um rápido bate-papo de 15 minutos com alguém que tenha um emprego que você acha que pode ser o seu futuro será muito valioso. Muitos profissionais ficarão felizes em te mostrar os prós e contras da área, além de dar sugestões sobre qual o melhor caminho para se chegar lá.

Considere orientação profissional

Se você não tem nenhuma ideia de que profissão seguir e sente-se completamente perdido, um profissional especializado em orientação vocacional pode ajudá-lo muito.

Medindo sua aptidão para o sucesso em diferentes profissões e carreiras — ou, ainda, auxiliando na transição do seu emprego atual para a profissão dos seus sonhos —, eles irão direcionar você para o caminho mais indicado. Eles têm a experiência necessária para fornecer bons conselhos, reconhecendo características que você muitas vezes nem sabia que tinha.

Procure vivenciar a profissão

Uma experiência na área que em você deseja atuar pode ajudá-lo a tomar a decisão final. Por mais que, às vezes, não seja tão simples conseguir um estágio no ramo, procure aquele amigo ou conhecido da família que trabalha com o que você sonha — ou, ainda, busque opções na internet e se candidate explicando qual o intuito.

Mesmo que seja somente para acompanhar a rotina de um dia de trabalho e ter um pequeno vislumbre do que é a profissão, a oportunidade te dará uma visão realista do que é, na prática, aquilo que você já sabe na teoria.

Seja paciente

Encontrar a profissão certa é um processo, não um evento. Pense com cautela sobre todos os benefícios que determinada carreira pode lhe proporcionar, quais são seus objetivos a curto e longo prazo e imagine-se na profissão. Não é tarefa simples escolher algo que talvez possa ser para a vida toda, então, não apresse-se na decisão. Ser paciente é fundamental.

Escolher uma carreira é uma das decisões que irão mudar o curso da sua vida. Assim, ela merece um tempo considerável de introspecção, busca de informação e planejamento, para que você escolha algo que lhe traga satisfação e felicidade.

E então, quais são as profissões pelas quais você mais se interessa? Que contato você já teve com essas áreas? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!