Quais os erros mais cometidos em entrevistas de emprego e como evitá-los?

O_que_é_a_pesquisa_de_clima_organizacional.jpg.jpeg

Se você já saiu de uma entrevista de emprego dizendo: “Eu poderia ter respondido a essa pergunta de uma maneira melhor”, você não está sozinho. Mesmo aqueles com grandes habilidades e anos de experiência, nem sempre sabem como vender suas qualificações de forma eficaz para conseguirem a tão sonhada contratação. Se você está procurando uma oportunidade de trabalho, é importante considerar cuidadosamente suas técnicas de entrevista. A seguir listamos os 5 erros mais cometidos em entrevistas de emprego e como evitá-los.

1. Deixar de pesquisar sobre a empresa

Se você deixar de pesquisar sobre a empresa com antecedência, se colocará em desvantagem, antes mesmo de começar a entrevista.  Isso dá a impressão que você não tem interesse nos projetos e ideais do negócio.

Os gerentes de contratação vão supor que você tenha, no mínimo, investigado o site da organização. Uma boa dica é usar suas redes sociais e pesquisar possíveis publicações da empresa, determinando as prioridades dela nos negócios, posição no mercado e concorrentes. Na hora da entrevista, isso irá ajudá-lo a traduzir seus conhecimentos em exemplos concretos de como você poderá fazer a diferença caso seja contratado.

2. Falar pouco ou falar demais

Ao responder às perguntas da entrevista, você não deve atropelar informações importantes, mas também não é necessário entrar em muitos detalhes. Ambos os extremos podem criar uma impressão negativa com o entrevistador. Se suas respostas são muito breves,  pode parecer que você está escondendo alguma coisa; se forem longas demais, o entrevistador pode interrompê-lo e pedir que seja mais sucinto.

O segredo para alcançar o equilíbrio (mais uma vez) é a preparação prévia e a prática. Antes da entrevista pense em respostas às perguntas comuns de uma entrevista.

3. Ignorar dicas do entrevistador

Uma das mais valiosas e subestimadas habilidades de uma entrevista de emprego é a capacidade de ouvir, prestar atenção, entender e absorver o que a outra pessoa está dizendo. Se você se concentrar muito na formulação de suas respostas, você pode perder dicas que o gerente está dando.

Ao longo do processo, os entrevistadores podem fornecer pistas úteis sobre o que eles estão procurando nos candidatos, permitindo-lhe uma flexibilidade em suas respostas. Por exemplo, um diretor financeiro pode mencionar que a empresa está passando por um crescimento rápido – indicando a necessidade de funcionários que se adaptem facilmente a um ambiente em ritmo acelerado e que assumam demandas desafiadoras, assim você pode impressionar.

4. Não ser você mesmo

Mesmo que você queira personalizar suas respostas com base no que você aprendeu com o entrevistador, tome cuidado para não exagerar. Em outras palavras, não fique tão focado em dizer o que você julga ser “certo”, se isso não condiz com a verdade de suas qualidades e interesses.

Por exemplo, você pode exagerar sobre determinada habilidade que não tem tanto conhecimento, porque acha que é o que o trabalho exige, e deixar de lado outras nas quais você é expert (e podem ser essas as habilidades que a empresa mais valoriza). Lembre-se, cabe a você apresentar uma imagem precisa de suas qualificações para que você seja o mais indicado para a vaga.

5. Perder a oportunidade de fazer perguntas

As entrevistas são uma via de mão dupla, então esteja pronto com algumas perguntas o final do processo. Deixar de fazê-las também demonstra certo desinteresse sobre a empresa.

Certifique-se de fazer perguntas específicas sobre a missão e práticas da instituição e as expectativas da empresa frente aos negócios. Descubra sobre as prioridades a longo prazo e como suas contribuições teriam impacto nesses planos.

Candidatos informados e preparados ganham pontos com os potenciais empregadores. Há poucas coisas mais desanimadoras para um gerente de recrutamento do que entrevistar um candidato com conhecimento limitado sobre a empresa. Personalizar as respostas irão ajudar os empregadores a ver a sua dedicação para com a empresa e mostrar melhor suas características.

Com essas dicas sobre como evitar os erros mais cometidos em entrevistas de emprego, você ficará craque! Não deixe de comentar aqui embaixo, deixando também a sua dica infalível!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *