Entenda o poder do aperto de mão na entrevista de emprego

Entenda_o_poder_do_aperto_de_mão_na_entrevista_de_emprego.jpg.jpeg

A mão estendida é um gesto que data dos primeiros capítulos da história da humanidade e, desde os primórdios, simboliza boas intenções. Milênios atrás, quando tribos nômades caminhavam pela Terra, o aperto de mão era uma garantia de que todos estavam desarmados.

Atualmente, o gesto pouco tem a ver com porte de armas, mas é uma excelente maneira de desarmar a desconfiança que precede o primeiro contato. Além de dizer muito sobre a pessoa, é claro.

Para uma entrevista de emprego, então, o aperto é bastante revelador — tanto para o candidato quanto para o entrevistador —, e pode até ditar o rumo da conversa. Conheça, a seguir, o poder que tem um aperto de mão e evite passar sinais errados!

A ciência por trás do aperto de mão

Para embasar melhor o que se diz popularmente, estudos científicos apontaram que o aperto de mão tem significativa responsabilidade na forma como a pessoa vai lidar com você, pois a partir desse singelo gesto social cria-se um perfil do interlocutor.

O resultado do estudo foi divulgado no Journal of Cognitive Neuroscience e aponta os efeitos positivos e negativos da interação. Apertos filmes e amigáveis têm o poder de transmitir sentimentos positivos, na mesma proporção que um aperto de mão frouxo e rápido pode dar a impressão errada para a pessoa cumprimentada.

Os tipos de aperto de mão a serem evitados

Em uma entrevista de emprego, recrutadores buscam diversas características nos seus candidatos. Eles compartilham, no entanto, a procura por um aperto cheio de significados. Assim, deve-se evitar os seguintes tipos de aperto de mão:

  • Apertos de mão fracos e moles dão a sensação de que a pessoa não está disposta sequer a cumprimentar, quem dirá entusiasmo para agarrar a oportunidade profissional;
  • Apertos fortes demais também podem ser evitados e dão a impressão de que a pessoa é controladora;
  • Há quem estenda pouco a mão, transformando o gesto em um verdadeiro “aperto de dedos”, o que inspira questões sobre o apressadinho que deseja encerrar logo o contato;
  • Sacudir as mãos após o contato é uma boa ideia, mas não deve ser algo excessivo, ou o aperto fica muito caricato;
  • Apertos de mãos demorados também podem ser evitados, já que o gesto deve ser natural, e não cronometrado;
  • Apertos curtos, por sua vez, podem dar a impressão de que o candidato está com pressa, algo a se evitar em uma entrevista de emprego.

Lembre-se de prevenir o contato se estiver com as mãos muito suadas. Seque-as, pois a transpiração pode passar a ideia de que você está apavorado com a entrevista.

Dicas para saudar corretamente o entrevistador

Para impressionar na entrevista de emprego, cumprimente o entrevistador mantendo contato visual. De preferência, em pé. Apertar as mãos enquanto estiver sentado não é respeitoso.

É comum o aperto com a mão direita. Deixe-a livre ao conhecer alguém, para que o aperto seja fluído e natural. Além disso, a firmeza no contato é essencial, mas sem força. A ideia é transmitir confiança, e não agressividade.

Com isso, o candidato já poderá demonstrar muitas de suas qualidades para o entrevistador somente num aperto de mão. Pequenos gestos dizem muito sobre a pessoa que você é e deseja mostrar aos outros.

Gostou das nossas dicas? Então pratique o aperto de mão e compartilhe conosco as suas experiências com os entrevistadores!

Você pode gostar também de...

2 respostas

  1. Wendson disse:

    Boa noite, participei de uma entrevista na ultima segunda-feira dia: 28 ou 29 do mes passado, a entrevistadora me fez umas: 6 perfuntas e no final, ela mesma que estendeu a mao p/ mim (sendo que o aperto dela foi leve, (isto significa dizer que eu fui mal na entrevista)) ?

  2. Bruno Rocha disse:

    Os políticos sabem bem essa tática do aperto de mão, não precisam mostrar que estão desarmados, eles desarmam você extraindo-lhe o voto, e cumprimentam muitas mãos antes das eleições.
    Hoje fiz uma entrevista, da qual cheguei na sala, creio que a entrevistadora esperava um aperto de mão, ela não estendeu sua mão, ao final também eu não me despedi selando com aperto de mão, fiquei preocupado mesmo, pois em tudo eles seguem esses métodos, instintivamente tem um porque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *