7 lições de vida que os livros ensinaram e você jamais pode esquecer

7_lições_de_vida_que_os_livros_ensinaram_e_você_jamais_pode_esquecer.jpg.jpeg

Por trás de todo bom livro existe uma lição de vida que você pode carregar consigo. Cada lição pode ser contada de maneira lúdica ou nas entrelinhas e durante a leitura cabe ao leitor a sua compreensão. Hoje você vai conhecer as 7 lições de vida que os livros ensinam e você jamais pode esquecer. Confira!

Lição nº 1: Ser uma pessoa melhor

Livro: O Maior Vendedor do Mundo, por Og Mandino

Não se engane pelo título, pois ele não ensina técnicas de vendas. Em sua narrativa, O Maior Vendedor do Mundo leva até o leitor dez pequenos segredos para que ele se torne uma pessoa melhor. Isso acontece por meio da história de um jovem que encontra uma oportunidade única para mudar de vida, desde que ele consiga vender uma túnica vermelha. Só que tudo pode mudar quando em seu caminho aparece um recém-nascido com frio em uma estrebaria e a túnica pode ser a solução para esquentar o pequeno bebê.

Lição nº 2: Experimentar o autodescobrimento

Livro: Comer, Rezar e Amar, por Elizabeth Gilbert

Ao ler Comer, Rezar e Amar, você entra em contato com a história de autodescobrimento da autora durante uma viagem por três países: Indonésia, Índia e Itália. Com muito bom humor e espiritualidade, a autora vai descobrindo nessa jornada como se amar e buscar a felicidade dentro de si. É uma experiência muito interessante sobre como ver o mundo de uma forma diferente da habitual, buscando assim o equilíbrio, a paz interior e o prazer.

Lição nº 3: Ficar atento ao poder das palavras

Livro: A Menina que Roubava Livros, por Markus Zusak

Uma garota magricela e um hábito bem duvidoso: ela gosta de roubar livros. A narrativa envolve a história dessa garota a partir do momento em que ela se muda para a Rua Himmel e leva os acontecimentos até a Segunda Guerra Mundial. Entre as lições que o livro ensina, estão a de fazer aquilo que você acredita ser o certo, o efeito dominó, aproveitar as oportunidades antes que seja tarde demais e o poder que as palavras têm.

Lição nº 4: Estar a frente do seu tempo

Livro: O Diário de Anne Frank, por Otto H Frank e Mirjam Pressler

Anne Frank foi morta pelos nazistas. Ela ficou anos escondida em um sótão de uma casa em Amsterdã, na Holanda. No seu diário, ela narra os sentimentos, os medos e até mesmo as pequenas alegrias de uma garota judia que lutou para sobreviver ao Holocausto. Seu relato é tocante e impressionante. Aborda as atrocidades e os horrores cometidos contra os judeus. Apesar de tudo, Anne Frank transmite uma importante lição de esperança, fé e coragem.

Lição nº 5: Ter confiança, lealdade e coragem

Livros: Coleção Harry Potter, por J.K. Rowling

Nos livros da Coleção Harry Potter, o leitor consegue absorver uma série de lições de vida. Em A Pedra Filosofal, a lição de vida é encontrar amigos leais; em A Câmara Secreta, a lição é aprender que as escolhas são mais importantes que as habilidades; já em O Prisioneiro de Azkaban, todos os medos podem ser superados; em O Cálice de Fogo, valorizar seus pontos fortes; A Ordem da Fênix ensina você a ser seu próprio mentor; O Enigma do Príncipe mostra como manter um bom network; e, por fim, em As Relíquias da Morte, a grande lição é não desistir.

Lição nº 6: Apreciar as pequenas coisas

Livro: Trilogia do Senhor dos Anéis, por J.R.R. Tolkien

Os pequenos hobbits da trilogia do Senhor dos Anéis ensinam que os amigos são muito importantes, que dinheiro não é o mais importante na vida, que você não deve julgar o livro pela capa, que as pequenas coisas podem ser apreciadas e que você pode dizer sim para as aventuras.

Lição nº 7: Refletir sobre o ser e o ter

Livro: O Pequeno Príncipe, por Antoine de Saint-Exupéry

Por último e não menos importante, o clássico atemporal O Pequeno Príncipe. O livro nos faz refletir sobre ser ou ter. Fala sobre as relações baseadas no carinho e a importância da amizade. Além disso, o livro mostra que mais vale o autoconhecimento do que a vida alheia.

Gostou da nossa seleção? Diga qual é sua obra preferida nos comentários do post.

Você pode gostar também de...

1 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *