Aprenda como conciliar trabalho e estudo sem perder a cabeça

Aprenda_como_conciliar_trabalho_e_estudo_sem_perder_a_cabeça.jpg.jpeg

Muitos são os estudantes em busca de melhores oportunidades de emprego, bem como são muitos os que trabalham para poder arcar com os custos de um estudo de qualidade. É um ciclo arriscado, que exige muita disposição e, acima de tudo, controle. Mas não se desespere! Para evitar quedas no rendimento, tanto no trabalho quanto nos estudos, separamos cinco dicas fundamentais de como conciliar trabalho e estudo sem perder a cabeça.

1. Organize-se e estabeleça prioridades

É fundamental que a primeira coisa a fazer seja um cronograma das atividades. Utilize uma agenda e monte uma lista de tudo o que precisa ser executado ao longo do dia. Identifique suas prioridades. Se algo não for cumprido, lembre-se de anotar e começar por essas tarefas no dia seguinte. Outro fator importante: é essencial estar sempre de olho nos prazos e se programar para realizar as atividades com antecedência. Nada de acumular conteúdo para a véspera do prazo final!

2. Tenha disciplina e uma rotina de estudos

Não adianta se organizar e se programar se não houver uma rotina que possa ser realmente cumprida. Como mencionado antes, adiar tarefas só torna tudo mais estressante. Estabeleça horários que realmente funcionem para os estudos e para os projetos profissionais.

Outra questão essencial é a disciplina: é preciso ter (e respeitar) os horários de se alimentar e de dormir. Saber dizer não em algumas situações também é inevitável. Sair com os amigos na quarta-feira à noite com certeza prejudicará o seu rendimento no resto da semana.

3. Use e abuse da tecnologia

Smartphones, tablets e notebooks são grandes aliados! Os especialistas afirmam que gravar aulas com o celular pode ser muito útil. Graças às novas tecnologias, podemos revisar o conteúdo das aulas enquanto nos deslocamos de casa para o trabalho ou do trabalho para a faculdade, por exemplo.

Através do Whatsapp e de tantos outros recursos, grupos de estudo podem ser criados. Perceba as vantagens: outros alunos podem estimular o seu desempenho e, se você precisar faltar a alguma aula, terá como recuperar facilmente o conteúdo perdido por meio dos colegas.

4. Otimize o tempo livre

Nada é fácil, infelizmente. Para conseguir dar conta dessa maratona é preciso abrir mão de certos pormenores da vida pessoal. Mantenha o foco nos ganhos futuros. As horas de lazer precisam ser reduzidas. Estudar nos fins de semana deve se tornar uma prática comum. Desligue o telefone e elimine distrações, como assistir à televisão ou ficar na internet por longas horas.

5. Dedique um tempo a você

Com toda essa pressão, é natural se sentir sobrecarregado, de forma que acabe por não desempenhar as duas tarefas com a mesma qualidade. Mantenha o foco, a disciplina e a força de vontade! Não deixe de reservar um momento do dia apenas para você. Faça algo para descontrair. Seja na hora do almoço, seja no intervalo das aulas, o importante é fazer algo que a distraia. Tirar um tempinho para respirar aliviada renova as energias e dá gás para continuar. Relaxar é importante e alivia o estresse.

Essas dicas foram úteis? Qual outra técnica você utiliza para conciliar os seus estudos e o trabalho mantendo um bom rendimento? Compartilhe conosco nos comentários!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *