Como se comportar no primeiro emprego?

Como_se_comportar_no_primeiro_emprego.jpg.jpeg

Conseguir o primeiro emprego é uma grande realização na vida de todo trabalhador! Mas depois de tê-lo conseguido é preciso muito trabalho duro e esforço para causar uma boa impressão, criar boas oportunidades dentro da empresa e, consequentemente, subir na carreira. Alguns detalhes simples como apresentar uma boa postura dentro da empresa, podem lhe ajudar a criar essa boa imagem. Por isso, confira agora como se comportar bem no primeiro emprego e impressionar seus empregadores!

Seja pontual

A primeira coisa que deve ser levada ao pé da letra na vida de quem quer passar uma boa imagem, não só no primeiro emprego, mas em todos os empregos, é a pontualidade. Se você teve todo o cuidado de não se atrasar para as entrevistas, não é quando você começar a trabalhar que começará a chegar atrasado, não é mesmo?

Por isso, não vale culpar o trânsito pelo seu atraso, nem o despertador, pois uma vez que você causar uma má impressão, será difícil e demorado para revertê-la, por isso, não seja aquele que sempre chega atrasado.

Seja assíduo

A assiduidade é até mais importante que a própria pontualidade, afinal como diz o ditado, “antes tarde do que nunca”, mas melhor que não seja tarde, e sim na hora certa. Faltas além de refletirem diretamente no salário do trabalhador em forma de descontos e perdas dos domingos e alguns prêmios concedidos pela empresa (como a cesta de final do mês, pode exemplo), ainda causam uma péssima impressão sobre o funcionário perante seus empregadores.

Falte apenas se for extremamente necessário e tenha sempre uma boa justificativa para isso e lembre-se ainda de, quando precisar faltar, comunicar a empresa com antecedência para que eles se planejem quanto às atividades. Lembre-se ainda que faltas não justificadas além de levarem a advertências podem até causar a demissão.

Esteja sempre atento

Não seja aquele funcionário distraído que não ouve as ordens direito e depois mete o pé pelas mãos. Esteja atento às ordens de seu chefe, sempre que falarem algo de produtivo para você, preste atenção e tente absorver o máximo que puder. Além do mais, é muito natural você querer perguntar aos seus novos colegas de trabalho sobre como as coisas funcionam na empresa. No entanto, prefira observar isso com seus próprios olhos, pois ao perguntar para outras pessoas você terá informações que foram vistas das perspectivas delas, o que pode ser uma perspectiva bem diferente da sua.

Demonstre interesse

Uma empresa não procura mais aqueles funcionários que estão lá apenas para cumprir o horário e ocupar um lugar, as empresas buscam por pessoal que tenha interesse em ajudar a empresa crescer e se desenvolver junto a ela. Por isso, mostre-se interessado, seja proativo, procure conhecer mais sobre a empresa, não tenha medo de perguntar as coisas quando tiver alguma dúvida. Enfim, tenha iniciativa!

Trace expectativas

As expectativas são o que lhe darão motivação para sair todo dia de casa, enfrentar o trânsito e ir trabalhar. Por isso, tente deixar claro para seu chefe quais são as suas expectativas em relação ao trabalho, tentando esclarecer isso não apenas com palavras, mas, principalmente, com atitudes.

Desenvolva bons relacionamentos

Para o trabalho em equipe dar certo é fundamental que o pessoal consiga se relacionar bem um com o outro. Por isso, tente deixar a timidez de lado e se familiarizar um pouco com sua equipe de trabalho. Apenas cuide para não criar intimidade demais, ficar falando sobre a vida pessoal e, principalmente, participando de fofocas — o grande problema dos relacionamentos nas empresas.

E então, você já está preparado para ter sucesso no seu primeiro emprego? Basta seguir essas dicas e trabalhar duro que você chegará muito longe na sua carreira, esse é só o primeiro passo! Deixe seu comentário e conte-nos sobre a sua experiência!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *