8 dicas que vão te ajudar a elaborar um bom currículo

Como já diz o velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, quando você estiver em busca de um emprego, produza um currículo com capricho e tenha atenção para não desperdiçar uma boa oportunidade de trabalho. Muitas pessoas até têm uma boa qualificação, mas são eliminadas logo na apresentação do currículo. Então, para que isso não aconteça com você, que tal seguir algumas dicas pra elaborar um bom material? Continue lendo e confira!

1. Seja objetivo!

Parece clichê, mas tem gente que adora “encher linguiça”, e isso pode prejudicar a seleção do seu CV. Mesmo que você seja capacitado para várias funções, elabore um currículo específico para a vaga que você deseja. O empregador que está procurando um candidato com certeza tem um foco e se você não for claro nos seus objetivos, ele pode simplesmente descartar o seu currículo.

Não adianta produzir um material com várias páginas, se nada do que estiver ali interessa ao contratante. Portanto, é bom você saber que um bom currículo precisa ter apenas uma página, ou duas, no máximo.

2. Fique atento ao conteúdo

No início do currículo, coloque somente seus dados pessoais, como o nome, idade, estado civil e contatos. Não é necessário colocar seus documentos. Lembre-se de manter esses dados iniciais sempre atualizados! É importante também incluir no currículo se você é portador de alguma deficiência, afinal a empresa pode não estar preparada para receber um funcionário nessas condições e, infelizmente, hoje ainda existem lugares assim.

3. Lembre-se de que toda experiência é válida

Se você está no início da sua vida profissional e não sabe o que colocar em suas experiências, você pode citar em seu currículo estágios, experiências obtidas na faculdade e até mesmo cursos e trabalhos voluntários. É impossível não ter nada para falar, afinal você com certeza já fez muita coisa legal, não é mesmo?

4. Coloque foto apenas se isso for solicitado

Só coloque foto no seu currículo se isso for muito importante para o cargo e, principalmente, se for solicitado pelos recrutadores. E, caso seja, escolha uma foto mais profissional e bem tirada.

5- Seja honesto nas informações

Não adianta criar uma pessoa que não existe em seu currículo só para chamar a atenção. Quando ele for escolhido, você ainda passará por outras fases de entrevista e, com certeza, as mentiras cairão por terra. Portanto, não minta sobre seu nível de inglês ou conhecimento em informática, por exemplo. Se você tem vergonha de dizer algo, apenas omita a informação. É bem melhor que mentir!

6. Não mencione pretensões salariais

Há pessoas que colocam no currículo o quanto elas ganhavam no último emprego, ou então mencionam quanto querem ganhar, mas essa não é a melhor postura. No primeiro caso, a empresa pode te descartar por oferecer um salário menor que o mencionado e, no segundo caso, mesmo que o anúncio peça para você informar quanto quer ganhar, prefira deixar para tratar desse assunto mais tarde, nas próximas etapas de seleção.

7. Evite erros de português

Não cometa nenhum deslize de ortografia, pontuação, ou até mesmo de digitação. Esses deslizes causarão má impressão na hora da análise do seu currículo. Depois de pronto, releia com calma e atenção e, se possível, mostre-o para algum amigo ou até mesmo contrate um revisor. Não custa nada enviar algo bem feito e escrito, certo?

8. Tome cuidado com os currículos criativos

Alguns candidatos tentam chamar a atenção pela estética do currículo, fugindo um pouco do modelo tradicional. A dica é: faça isso somente se a empresa tiver esse perfil. Alguns profissionais de publicidade, propaganda e marketing produzem currículos muito criativos e interessantes, mas isso porque a área permite esse tipo de criatividade. Caso sua vaga pretendida seja em uma instituição mais formal, tome cuidado para não exagerar.

Utilizar currículos virtuais também tem dado muito certo, pois muitas empresas pesquisam informações do candidato nos perfis e redes sociais antes de chamá-lo para a entrevista. Portanto, cuide para que sua imagem nas redes não prejudique seu futuro emprego e sua carreira.

Depois das nossas dicas, você está pronto para produzir um ótimo currículo e correr atrás dos seus objetivos. Tem alguma dúvida ou alguma sugestão interessante que não foi mencionada no post? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conferir também o nosso post sobre como impressionar em uma entrevista de emprego!