Por que você precisa ser mais criativo no trabalho?

Yellow light bulb on blue background with clouds.

O mercado de trabalho está em constante transformação e cada vez mais exigente. Além das formações técnicas essenciais para assumir um cargo, muito se espera de habilidades comportamentais, como: bom relacionamento interpessoal, saber resolver problemas e ser mais criativo. E é com base nesse último ponto, em especial, que desenvolveremos nesse artigo. Saiba mais porque a criatividade é tão importante no ambiente do trabalho.

Saiba como a criatividade aumenta as possibilidades de crescimento

O profissional que consegue ser mais criativo tem mais possibilidades de crescimento, pois ele encontra alternativas para resolver os problemas, cria novas formas de desenvolver os processos, enxerga novas ideias. Ele está constantemente se desenvolvendo e também se reinventando, é mais flexível dentro da sua profissão, ou seja, é capaz de fazer atividades que estão fora daquelas que já está habituado.

Para as empresas, todas essas qualidades que os profissionais criativos possuem são muito valorizadas, porque são revertidas em inovação, redução de custos, otimização de processos, novos produtos ou serviços, ou seja, tudo o que as instituições precisam para crescer e se desenvolver. Para o profissional o benefício virá em forma de reconhecimento, melhor remuneração e promoção de cargo.

Conheça algumas maneiras de desenvolver a criatividade

Agora que você já conhece como é recompensador ser mais criativo no trabalho, deve estar se perguntando como desenvolver essa habilidade. Saiba que com empenho e técnicas é absolutamente possível, veja algumas delas e comece já a trabalhar sua criatividade.

Estimule o cérebro

O cérebro é uma máquina fantástica, quando bem estimulado o seu potencial é impressionante. Para conseguir ser mais criativo é preciso desafiá-lo. Uma ótima maneira de fazer isso é aprender algo absolutamente novo. Por exemplo, se você é publicitário, acompanhe uma palestra sobre física quântica.

Leia obras diferentes de tudo o que está acostumado. Ouça músicas e sons que lhes pareça completamente inovador, frequente e viaje para lugares novos e busque explorá-los ao máximo. A ideia para o cérebro é desafiar e isso ocorre quando você oferece algo que ele não conheça ainda, por isso, a proposta para ser mais criativo é ser explorador e sair da zona de conforto.

Dê espaço para aquela ideia que parece absurda

Em um primeiro momento algo soa como muito absurdo? Calma, não acabe com a ideia que mal começou, primeiramente pense porque ela não é viável ou aceitável, tente moldá-la até tornar-se tangível. Isso será um grande exercício de criatividade, pois você terá que encontrar muitas maneiras de transformá-la.

Tire o foco do problema

A criatividade, inovação não vem da pressão, sabe quando você quer muito resolver algo, pensa muito e não chega a lugar nenhum? O melhor é deixar um pouco de lado, tirar o foco desse “problema”, com isso você parará de racionalizá-lo e então passará a ser interpretado de outra forma pelo cérebro e quando menos imaginar. Eureca! Estará tudo claro para você e pronto a ser resolvido.

Faça um brainstorm

O já conhecido brainstorm, ou tempestade de ideias, é uma forma de trabalhar a criatividade no trabalho. Ao reunir um grupo de pessoas, cada uma terá que dizer termos relacionados ou não sobre o assunto que desejam resolver ou algo a criar, é aceitável mesmo o absurdo, o importante é não podar ideias, conforme as rodadas de termos forem passando, tudo poderá ficar mais claro.

Então, gostou das dicas para ser mais criativo no trabalho? Não deixe de conferir o nosso post sobre ascaracterísticas que os recrutadores procuram!

Você pode gostar também de...

1 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *