Como se destacar no mercado de advocacia no Brasil?

Businessman sitting in coffee shop, signing contract

De acordo com estimativas, o número de advogados brasileiros pode atingir a marca de 1 milhão de profissionais em 2018. Com o mercado cada vez mais concorrido, quem quer se manter ativo e ficar em evidência no mundo jurídico precisa pensar em formas para se destacar — ou vai acabar ficando para trás. Pensando nisso, reunimos, a seguir, algumas dicas que irão te ajudar a se destacar da concorrência e a crescer profissionalmente. Curioso? Continue acompanhando!

Mantenha-se atualizado

Todos os dias são julgados processos em todo o Brasil que, muitas vezes, resultam em uma nova jurisprudência. Manter-se atualizado poderá ser muito útil em casos que você poderá vir a assumir futuramente.

Além disso, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal estão sempre discutindo e votando pautas das mais diferentes searas. Como você será capaz de acompanhar todas essas mudanças se não for estudando? Não é segredo para ninguém que no mundo do Direito é preciso muita leitura e estudo para acompanhar o ritmo da área.

Não é tão complicado quanto parece! Mas, ainda assim, é a minoria que realmente se aplica. Dedique uma parcela do seu dia para ler jornais e informativos jurídicos. Quanto mais atualizado você se mantiver, mais preparado estará para defender os interesses dos seus clientes – e — pode acreditar — isso vai lhe trazer destaque.

Trace um plano de carreira

A militância na advocacia permite uma série de atuações, certo? Você pode estar no direito trabalhista, de família, penal, civil ou tributário, não importa. Mas não ainda querer ser o melhor em todas as áreas. Se você tentar ser especialista em tudo, vai acabar não sendo realmente bom em nada.

Para evitar que isso aconteça, trace um plano de carreira de modo a saber onde concentrar os seus esforços. Onde você pretende estar em 5 anos? E em 10 anos? Qual o seu maior objetivo de carreira? Qual é a área do Direito com a qual realmente se afina? Responder tudo isso irá ajudar a criar um plano profissional que vai lhe servir de guia. Acredite: o foco pode te levar a conquistas excepcionais!

Especialize-se!

Por melhor que seja, apenas a graduação não trará tudo o que você precisa saber sobre a área em que deseja atuar. Uma especialização irá lhe fornecer conhecimentos mais aprofundados e lhe trará uma percepção muito mais aguçada sobre a aplicação da teoria na prática.

Por isso, assim que você montar seu plano de carreira e definir a área na qual pretende atuar, faça uma pós de qualidade. Quanto mais você estudar e se aprimorar, mais irá se destacar dos seus pares.

Faça um bom networking

Uma regra de ouro em qualquer profissão é ter bons contatos. Quando você conhece pessoas em diferentes posições e que atuam em diferentes áreas, é muito mais fácil ter sucesso e, com isso, destacar-se dos demais. Invista sempre em um bom networking com possíveis parceiros, com outros advogados, universidades e escritórios. Ao criar uma rede ao seu redor, você aumenta as chances de que alguém indique seus serviços, por exemplo, ou que você tenha a quem recorrer quando precisar de uma opinião ou parecer em geral. Ser bem relacionado coloca-o no centro das atenções, garantindo o destaque — positivo — desejado.

Saiba se promover

Para se destacar você também precisa saber como se promover e divulgar os seus serviços. Ao fazer isso, você aumenta as possibilidades de que as pessoas busquem os seus serviços como a primeira opção. Utilizar o marketing jurídico, dentro das regras éticas, é uma excelente forma de conseguir isso.

Participar de eventos, palestras e seminários estão entre as formas de divulgar seus serviços e lhe tornam uma autoridade sobre o assunto. Isso pode começar desde a graduação. Se envolver em assuntos acadêmicos, órgãos representativos discentes e pesquisas orientadas você já começa a se familiarizar e fazer contatos com pessoas que futuramente serão suas colegas de profissão.

Não menos importante, o marketing pessoal também é fator determinante. Estar com uma boa apresentação e causar uma boa primeira impressão, por exemplo, são formas de garantir que você se destaque dos demais, assim como ter uma boa oralidade.

Otimize o atendimento

O primeiro contato que o seu cliente possui com você e com seus serviços faz toda a diferença em como você vai se destacar. Se o atendimento é amigável, sério, eficiente e de qualidade, as pessoas são impactadas positivamente e passam a ter uma percepção amigável antes mesmo que seus serviços sejam contratados. Se, por outro lado, o atendimento está sempre indisponível ou é feito da maneira descuidada, o destaque acaba sendo negativo.

Por isso, é muito importante otimizar o atendimento para que as pessoas sintam que estão sendo realmente ouvidas e compreendidas. Focar-se nas necessidades do cliente, por exemplo, é muito importante e ajuda você a se destacar de outros profissionais que não se comportam dessa maneira.

Ser pontual, atencioso e didático também são fatores que fazem com que você possa se destacar dos demais e, com isso, conquistar mais clientes.

Valorize todos os seus clientes

No final, o seu nome é o seu maior capital. Se a sua reputação for arranhada ou prejudicada de alguma maneira, você vai acabar perdendo destaque para outros profissionais que possuem mais reconhecimento no mercado.

Quando os clientes, e ex-clientes, falam bem de você para outras pessoas, por outro lado, a sua reputação se torna mais forte, fazendo com que você apareça como uma opção melhor e mais confiável do que os demais profissionais.

Para se destacar no concorrido mercado de advocacia brasileiro você precisa cuidar de basicamente três fatores: conhecimento, comunicação e atendimento. Ao garantir que esses três pilares sejam fortes, você irá se sobressair da concorrência e passará a estar entre as primeiras opções, entre potenciais clientes, no seu ramo de atuação.

O que você tem feito para se destacar no mercado de advocacia no Brasil? Aproveite também para ler o artigo “Como ser contratado em um ano de crise?” para ficar por dentro de mais dicas sobre sucesso profissional.

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