Como impressionar em uma entrevista de emprego: 5 dicas imperdíveis

Como impressionar em uma entrevista de emprego 5 dicas imperdíveis

É fato que são necessários vários atributos e comportamentos para que você se destaque em um processo seletivo. Muitos, inclusive, vão além das informações descritas em um currículo. Como a concorrência por uma boa vaga de trabalho tem sido cada vez mais acirrada, todo cuidado é pouco para convencer o recrutador do seu diferencial como profissional.

Para ajudá-lo nessa missão, listamos 5 dicas imperdíveis para impressionar em uma entrevista de emprego. Leia e fique por dentro!

Transmita uma boa imagem pessoal

Vestir-se adequadamente é uma boa forma de impressionar em uma entrevista de emprego. Para saber exatamente o que usar, analise a rotina dos funcionários da empresa e identifique qual o dress code (regras de vestuário para uma determinada ocasião) da organização.

Fique atento: coletar essas informações não significa que você possa ir a um processo seletivo com uma camisa de futebol mesmo se a vaga for para uma startup superdescolada, muito menos que você deve se apresentar de terno e gravata, o que poderá demonstrar inaptidão à cultura da organização.

Em momentos como esse, o melhor é usar o bom-senso e encontrar uma peça coringa que cause uma boa impressão e que transmita a credibilidade necessária a um profissional de respeito.

Treine suas respostas em casa

Em uma entrevista de emprego, comumente são feitas variantes das mesmas perguntas para avaliar se o candidato é realmente apto ao cargo pretendido. Dentre os questionamentos feitos estão sempre os relacionados aos pontos fortes e fracos do participante, às habilidades e qualificações adquiridas, à visão de futuro, às formas de colaborar para o sucesso do empreendimento, às melhores características, dentre outras.

Busque ter ciência de todas essas argumentações para, caso elas apareçam no dia do processo seletivo, você se sinta seguro e confiante para respondê-las.

Pesquise sobre a empresa

Antes da entrevista, entre na internet e faça uma pesquisa sobre a organização na qual você pretende trabalhar. Aliás, essa ação é importante antes mesmo de enviar um currículo, pois com ela é possível avaliar os valores que norteiam o trabalho desenvolvido pela empresa, bem como sua imagem no mercado, os produtos e serviços oferecidos, dentre outro.

Quanto mais informações concretas você tiver, melhor será a percepção do entrevistador sobre a sua vontade de fazer parte daquela equipe.

Encante o recrutador com as perguntas certas

Uma maneira de demonstrar interesse na vaga e se sobressair é fazer as perguntas certas. Isso significa abordar questões que você considera ser de conhecimento do entrevistador e outras que dependam dos profissionais diretamente ligados à vaga almejada.

Em matéria publicada no site G1, há uma lista criada pela empresa inglesa Michael Page de recrutamento e seleção que o ajudará a se destacar em um processo seletivo. Dentre as indagações citadas estão às relacionadas ao cargo, à equipe, ao superior imediato e à empresa como um todo.

Seja pontual

Atrasos normalmente não são tolerados em entrevistas de emprego, mesmo que eles sejam mínimos. Quando um candidato não chega no horário marcado, ele acaba por transmitir uma mensagem de desinteresse e descompromisso, o que em nada favorece a contratação.

Portanto, para que isso não aconteça com você, conheça o caminho a ser percorrido até o local indicado, calcule quanto tempo será necessário para fazer o percurso e deixe uma margem para pequenos imprevistos.

Programe-se para chegar com uns 15 minutos de antecedência e não correr o risco de apresentar-se suado, despenteado e nervoso. Esse pequeno cuidado já responderá por uma parcela da boa impressão a ser causada no recrutador.

Gostou do nosso post? Você tem alguma outra dica sobre como impressionar em uma entrevista de emprego? Divida conosco suas experiências enviando uma mensagem e enriqueça nossa discussão!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *