Como ser contratado em um ano de crise?

Como ser contratado em um ano de crise

O que mais se ouve falar atualmente é o estado caótico e instável no qual o país se encontra: estamos em um momento de crise. Quando nos deparamos com essa palavra, congelamos na hora! Como ser contratado numa situação dessa? Não se desespere! Trouxemos algumas dicas que te ajudarão a se direcionar melhor e, assim, se destacar no seu tão sonhado emprego. Acompanhe!

Capriche no currículo

Construa seu currículo com bastante atenção. Deixe-o sempre atualizado, tanto o que você irá imprimir quanto o que ficará na base de dados online (caso esteja cadastrado em sites de vagas de emprego). É comum que candidatos enviem arquivos desatualizados para empresas nas quais estão se candidatando. Para não incorrer nesse erro, fique atento e, sempre que possível, atualize seu currículo.

Invista em você

Busque vagas que tenham a ver com a sua trajetória, sua formação e experiência profissional. Para incrementar seu currículo, invista em você, mantenha-se atualizado, faça cursos de curta duração, especializações e participe de eventos de sua área. Esse é um grande diferencial durante um processo seletivo, pois mostra o quanto você é interessado na área e está em constante busca de aprimoramento.

Faça networking

Ao investir em sua carreira, você acaba levando vantagem dupla: além de se desenvolver profissionalmente, poderá fazer vários contatos. Aproveite todas as oportunidades que surgirem, caso for aumentar a sua rede de relacionamentos profissionais.

Crie uma rede de contatos, saiba o que as pessoas estão fazendo e diga a elas sobre você. Fazer uma rede de networking é fundamental para que você se destaque em sua área, pois muitos colegas irão se lembrar de você!

Não caia no erro de tentar tudo ao mesmo tempo

Tentar se candidatar para todas as vagas que aparecerem não é uma boa escolha. Você vai acabar se desgastando muito e conseguindo pouco ou mesmo nenhum retorno. Foque em algo e invista nisso!

Procure os lugares certos

Procure por empresas que te interessem, saiba sobre a cultura que elas têm, o que prezam, seus valores e metas. Faça uma pesquisa prévia na internet, redes sociais, busque por sites ou mesmo converse com pessoas que trabalham nos locais em que gostaria de trabalhar. Isso irá te ajudar a clarear suas ideias e definir se você quer fazer parte daquela corporação.

Prepare-se para uma boa entrevista

Pesquise sobre a empresa que te convidou para a entrevista, afinal, caso consiga a vaga você não lidará apenas com seu emprego, mas com todo o funcionamento do local e todos os outros funcionários.

Tome cuidado para não exagerar: não demonstre interesse excessivo, pois pode passar a impressão de que está desesperado e topa qualquer coisa!

Vá com calma, haja naturalmente e responda às perguntas com segurança e sinceridade.

Não crie raízes

Vá em busca do que você quer para seu futuro, mas não se prenda demais às suas condições atuais, pois assim você pode acabar se acomodando e perdendo boas chances de sucesso.

As empresas hoje em dia estão em vários lugares e, com elas, também as oportunidades. Caso tenha que mudar de cidade ou se distanciar de familiares e amigos, não pense demais! Vá e cresça!

São muitos passos importantes que podem te colocar à frente de muitos candidatos, não é verdade? Supere essa etapa conosco, aproveite bem todas essas informações e acesse o Portal de Vagas!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *