4 dicas para conseguir seu primeiro estágio

4-dicas-para-conseguir-seu-primeiro-estagio4696

Depois de ingressar na universidade, o que muitos estudantes esperam é conseguir seu primeiro estágio. Diversos cursos permitem estagiar desde o primeiro semestre, mas alguns outros somente com mais tempo de estudo. O fato é que todo estudante em algum momento desejará ter essas experiências para adquirir conhecimento e bagagem para enfrentar o mercado de trabalho. Se conseguir o primeiro estágio é o seu objetivo, confira as dicas que preparamos!

1 – Prepare o currículo com muita atenção

O currículo é absolutamente indispensável mesmo para uma vaga de estágio. Mas na hora de fazê-lo muitos ficam inseguros pensando no que incluir, já que possuem pouca ou mesmo nenhuma experiência. Primeiramente acalme-se: os recrutadores sabem que estudantes não possuem vasta experiência profissional. Então, valorize todos os seus feitos, como projetos desenvolvidos na universidade, cursos extracurriculares, atividades voluntárias, intercâmbios, vivência em empresa ou agência Junior, cursos de informática e idiomas. Busque em sua trajetória tudo o que pode agregar para sua carreira profissional. É válido lembrar que uma vida acadêmica bem aproveitada já conta como experiência e demonstra proatividade para o mercado. E quando chegar o momento da entrevista apresente e defenda as suas realizações de forma a mostrar que são muito importantes para o seu futuro profissional.

2 – Tenha atenção à postura

Ainda que você seja jovem, estudante, ao começar a procurar seu primeiro estágio, é necessário ter em mente a postura de um profissional. Isso está relacionado com o compromisso assumido, a responsabilidade, a forma de se vestir e de tratar as pessoas. O mercado enxergará com melhores olhos aqueles que entendem que são estudantes, mas já sabem agir como profissionais.

3 – Pesquise em diferentes locais

Atualmente há diversas possibilidades para buscar uma vaga de estágio. Sites especializados em emprego postam vagas em áreas exclusivas para estagiários, diversos grupos no Facebook postam oportunidades diariamente, e o melhor, são direcionados por áreas: vagas jornalismo, vagas engenharia… Procure algum que seja do seu curso. As instituições de ensino também costumam ter o seu mural de vagas, nos corredores ou na internet, como o Portal de Carreiras da Cruzeiro do Sul Educacional. Além disso, avise para os seus amigos e familiares que está à procura de um estágio, eles podem ter alguma indicação.

4 – Escolha melhor o período para começar

Como já comentamos no início desse texto, há cursos que permitem estagiar desde o primeiro ano, se esse for o seu caso, vale a pena começar desde já sua busca. Quanto antes iniciar, mais experiência terá acumulado no decorrer da faculdade, o que facilitará para sua carreira profissional. Mas ser flexível é necessário: isso quer dizer que pode ser que você precise mudar o horário do seu curso. Às vezes uma oportunidade bacana de estágio não é compatível com o seu tempo disponível: se isso acontecer, encare a mudança de forma positiva e veja o bem que estará fazendo por sua carreira. Além disso, pode ser que você não encontre logo de cara o estágio dos seus sonhos. No entanto, se surgir uma oportunidade que pareça mais simples e os ganhos não sejam tão altos, vale tentar! Com certeza você terá o aprendizado.

Durante a sua busca pelo primeiro estágio mantenha-se otimista e positivo. Muitas vezes a resposta será um não, mas continue persistindo sem desanimar, que a sua oportunidade com certeza aparecerá.

Enquanto isso, fique antenado no nosso portal de vagas e acompanhe todas as novidades que surgirem: uma delas pode ser a sua!