Quais são as características que os recrutadores procuram?

Você estudante ou recém-formado já deve ter percebido que conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho é um pouco complicado não é mesmo? A disputa está cada vez mais acirrada, inclusive para vagas de estágio, e os recrutadores buscam diversas características e habilidade nos candidatos. Não basta ter uma boa formação e cursos de aperfeiçoamento, é preciso se destacar perante os concorrentes. Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, saber quais as competências os recrutadores procuram em um candidato pode te ajudar! Pensando nisso, separamos neste post algumas características que você deve aprimorar para aumentar suas chances de conquistar uma vaga disputada.

Ter os requisitos necessários 

A análise dos requisitos necessários para o cargo é o primeiro filtro que o recrutador fará. Já nesse momento muitos candidatos são eliminados. Por isso, analise a vaga divulgada e só se candidate a ele se você tiver o perfil que a empresa procura. De nada adianta se candidatar a uma posição que exige inglês fluente ou experiências anteriores, caso você não os tenha.

Saber se comunicar 

A comunicação é essencial para todas as relações e não é diferente no ambiente de trabalho. É necessário se expressar de forma clara e objetiva e não ter medo de expor dúvidas e opiniões.

Ter um objetivo 

Essa é uma questão levantada pela maioria dos recrutadores durante a entrevista, mas eles não esperam uma resposta padrão e sim, uma resposta concreta. Os recrutadores analisam se o objetivo do candidato dentro da empresa está alinhado com os objetivos e valores dela.

Trabalhar em equipe 

Essa característica é fundamental no dia a dia de uma empresa. É preciso saber trabalhar e se relacionar com pessoas de perfis diversos. Sendo assim, os recrutadores buscam candidatos que saibam trabalhar em equipe, que sejam colaborativos e compartilhem conhecimento com os colegas, além de serem focados em alcançar o objetivo da equipe.

Demonstrar proatividade 

Profissionais proativos são muito valorizados pela empresa. As pessoas que apresentam essa característica se antecipam as atividades e procuram ir além do esperado. São pessoas de iniciativa, que buscam diversas maneiras para resolver um problema. Mas, atenção, isso não quer dizer que eles ultrapassem limites ou passem por cima de colegas e gestores.

Saber receber feedback 

O feedback é o momento no qual os gestores e líderes avaliam o desempenho do profissional. Tem o objetivo de ser construtivo e indicar pontos que precisam ser melhorados no comportamento do funcionário. Mas, não são todos os profissionais que entendem isso como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional . É preciso ser receptivo ao feedback, mesmo se o que está sendo dito não seja agradável.

Passar em um processo de seleção é o objetivo de muitos jovens. No entanto, para alcançar essa meta é necessário empenho e dedicação. Deste modo, procure conhecimento e desenvolvimento contínuo. A internet está repleta de conteúdo para desenvolvimento profissional e pode te ajudar nessa missão!

E você, tem as características que os recrutadores procuram? Conte para gente nos comentários abaixo!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *