7 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Sabe aquela conhecida frase “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, essa é uma das dicas sobre como se portar em uma entrevista de emprego. Você estará diante de uma pessoa que não o conhece, mas que pode definir seu futuro profissional. Por isso, você deve controlar a ansiedade e ser natural, mostrando todas as qualidades que você possui e que são necessárias para aquela posição.

1 –  Coloque suas redes sociais no currículo e deixe-as atualizadas

Com a febre da internet e do compartilhamento de informações, os entrevistadores hoje em dia têm feito um levantamento mais detalhado do candidato antes da entrevista. Portanto, seja coerente na rede com suas atitudes e não compartilhe posts que possam ser negativos para sua imagem.

2 – Pesquise sobre a empresa

No dia da entrevista, o profissional de Recursos Humanos já saberá muita coisa sobre você, então você também deve ter um conhecimento mais aprofundado da empresa onde quer trabalhar, até para que suas respostas sejam mais completas. Capriche na pesquisa: acesse sites, redes sociais, blogs e notícias na internet sobre a companhia.

3 – Apresente-se bem

Nada de exageros na roupa. No caso das mulheres, evitem maquiagens pesadas; os homens devem estar com a barba e o cabelo em dia. Vista-se como se fosse o seu primeiro dia de trabalho e seja cordial com o entrevistador: um aperto de mão e sorriso sinceros já são bons aperitivos para a conversa.

4 – Seja verdadeiro

O entrevistador tem apenas seu currículo e as informações das redes sociais em mãos e lhe fará perguntas para conhecê-lo melhor. Caso você não tenha experiência, busque atividades que possam agregar à posição, como trabalhos na faculdade, voluntariado e eventos envolvendo a comunidade, como organização de projetos, participação em grêmios escolares e diretórios acadêmicos. Se você já tiver trabalhado em outros lugares, é importante deixar claro suas entregas e os projetos de sucesso que você já participou.

5 – Responda o que foi perguntado

Na intenção de ter sucesso na entrevista, alguns candidatos exageram nas respostas e falam sobre diversos assuntos, menos o que o entrevistador gostaria de saber. Seja direto e objetivo.

6 – Faça perguntas

Entre uma resposta e outra, suas dúvidas sobre a posição são muito bem-vindas. Algumas informações como carga horária e local de trabalho podem não estar no anúncio da vaga e são excelentes maneiras de se começar um novo diálogo e demonstrar que você está realmente interessado pela vaga. Aqui, utilize também seu conhecimento prévio sobre a empresa.

7 – Deixe uma boa impressão

Ao se despedir do entrevistador, não se esqueça de perguntar sobre as próximas etapas do processo e se certificar que seus contatos estão corretos. Essas pequenas atitudes darão para o profissional a certeza de que você quer aquela vaga.

Agora é com você! Com essas dicas, as chances de sucesso em uma entrevista são maiores. Lembre-se de que é uma conversa profissional e você estará sendo analisado, então, boa sorte! Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!

1 resposta

1. Isadora disse:

Tenho dito aos meus alunos que a questão da entrevista de emprego é muito importante. eles não sabem conversar direito, se portar de forma correta e as dicas aqui são muito bem vindas.